Em encontro estadual, Mulheres do PT fortalecem luta coletiva para construção de um Tocantins mais inclusivo

Em encontro estadual, Mulheres do PT fortalecem luta coletiva para construção de um Tocantins mais inclusivo

Novas energias para a luta coletiva foi o sentimento das mulheres petistas do Tocantins no encontro Estadual das Mulheres do Partido dos Trabalhadores do Tocantins (PT-TO), que aconteceu no último sábado, 23, em Palmas, e reuniu dezenas de mulheres representantes de 14 municípios tocantinenses.

“Momento marcante de fortalecimento e renovação das energias para a luta coletiva. Com diálogos intensos, debates significativos de articulações e estratégias. Nosso encontro cumpriu seu objetivo de traçar metas e reforçar as estratégias para o futuro”, destacou a Secretária de Mulheres do PT-TO, Professora Ana Cléia.

Gurupi, Arraias, Recursolândia, Araguaína, Miracema, Miranorte, Sampaio, Augustinópolis, São Bento, Goiatins, Formoso do Araguaia, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins e Palmas, formam os municípios com representação das militantes do PT que participaram do encontro em um dia de diálogo e análise da conjuntura nos municípios e a nível de estado, com a escuta das candidatas eleitas e não eleitas.

Ainda estiveram presentes as dirigentes do partido e representantes de movimentos sociais, bem como, de forma online por videoconferência, a deputada estadual Divaneide (RN), a dirigente nacional do PT Silvia Aline e a companheira Eutália Barbosa, membro do Coletivo Estadual de Mulheres do PT e diretora do Departamento de Condicionalidades da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania do MDS.

Presente no encontro, o presidente do PT-TO, Zé Roberto, fez uma avaliação sobre o processo eleitoral no Tocantins em 2024 destacando a força das mulheres, que levaram suas campanhas na defesa da trabalhadora e do trabalhador até o fim, mesmo diante dos desafios, em especial o financeiro. “Um grande desafio das nossas candidaturas ainda é a disputa com o poder econômico da extrema direita e somente unindo forças em um amplo debate com a sociedade vamos virar o jogo”, destacou.

A professora Ana Cleia ressaltou que as energias compartilhadas durante o encontro fez as mulheres do PT-TO saírem mais fortalecidas e determinadas a continuar lutando. “Tenho certeza de que cada companheira retornou aos seus municípios com otimismo, esperança e a vontade de fazer mais e melhor”, disse.

O encontro contou ainda com momentos significativos de novas filiações de mulheres, que acreditam no projeto político do PT-TO. “Essas adesões são um sinal claro de que o PT continua sendo um partido que inspira confiança, engajamento e protagonismo”, destacou a secretária de Mulheres do PT-TO ao reforçar que as novas filiações são “uma demonstração de que somos um partido que faz a diferença e pelo qual vale a pena lutar”.

Fábio Coêlho