Em Porto, Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial tem recorde de participação

Em Porto, Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial tem recorde de participação

Evento contou com a presença de autoridades, gestores públicos, representantes de conselhos municipais, de movimentos sociais e da sociedade civil para importantes debates nessa temática, durante os dias 10 e 11 de abril de 2025.

Por Maria do Carmo Ribeiro

Com o tema de mobilização nacional, Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Social, a Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial, realizada em Porto Nacional reuniu gestores públicos, como Ronivon Maciel, prefeito da cidade e demais prefeitos e vereadores de outros municípios, bem como, o atual Secretário Estadual da Igualdade Racial do Tocantins, professor Adão Francisco de Oliveira, assim como, representantes de conselhos municipais, de movimentos sociais e da sociedade civil organizada, durante os dias 10 e 11 de abril de 2025.

Para abrilhantar as palestras, foram convidados (as) profissionais e ativistas, como a professora Iêda Leal, ativista negra, uma das fundadoras do Movimento Negro Unificado (MNU), com atuação no Ministério da Igualdade Racial e Ministério da Educação, o professor do IFTO, o Dr. Sérgio Roberto, atual presidente do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos do Tocantins, acompanhado(a) de mais pessoas ativistas que vieram de 16 municípios tocantinenses e outras localidades.

Para o professor Adão, Secretário Estadual da Igualdade Racial, o evento confirma a importância da secretaria para as políticas de reparação no Tocantins, segundo ele, “com essa participação recorde, a conferência de Porto Nacional só confirma como o governo foi assertivo e correto ao criar esta Secretaria. Ela tem o poder de ampliar a mobilização social e fortalecer as ações institucionais de promoção da igualdade racial”, enfatiza o professor.

Durante o evento, o prefeito de Porto Nacional assinou o decreto que institui no município, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, dando mais um passo no sentido da adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial. No município, será a secretaria da Mulher que cuidará das políticas afins, tendo como dirigente a enfermeira Thayse Pereira.

DO EVENTO

Essa Conferência Regional de Porto Nacional deu início à rodada de seis conferências que antecedem a Conferência Estadual programada para os dias 22 e 23 de agosto em Palmas, das quais, retira-se delegados(as) para a Conferência Nacional que acontecerá no período de 15 a 19 de setembro de 2025, em Brasília-DF.

Redação