Enfrentamento às desigualdades é tema da conferência estadual de Assistência Social, agendada para outubro no TO

Enfrentamento às desigualdades é tema da conferência estadual de Assistência Social, agendada para outubro no TO

Por Maria do Carmo Ribeiro

A conferência estadual de Assistência Social está programada para ser realizada nos dias 21 e 22 de outubro de 2021 e, por causa da pandemia será de forma virtual. Os membros do Conselho Estadual de Assistência Social do Tocantins (Ceas) têm agenda permanente, com fins voltados para discussões, orientações e outros fins relacionados aos trabalhos de conselheiros/as de Assistência Social nos Municípios tocantinenses.

O ano de 2021 é voltado para a realização das Conferências de Assistência Social, com o tema “Assistência Social: Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

No Estado do Tocantins, desde junho, já foram realizadas, aproximadamente, 34 conferências municipais, onde, em cada uma delas, mesmo de forma virtual, por causa da pandemia da Covid-19 tem o acompanhamento de conselheiros/as do Ceas e técnicos/as da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) dando os devidos suportes a todas as equipes e conselheiros/as municipais de Assistência Social.

Desde quando iniciou a pandemia o (Ceas) vem realizando encontros virtuais com representantes dos conselhos municipais do Tocantins, com o objetivo de compartilhar informações, discutir ações e orientar quanto ao desenvolvimento das atividades que devem ser realizadas em cada cidade. Com base no calendário das ações anuais do Ceas, as reuniões acontecem na terceira semana de cada mês, datas acordadas com todos os membros do Conselho, logo no início do ano. Como ainda prossegue a pandemia, as reuniões continuam acontecendo de forma virtual.

Durante os encontros, além de assuntos voltados à ordem do dia, as discussões também giram em torno das dificuldades que as equipes vão tendo para a realização das conferências, como a questão tecnológica, haja vista a lentidão da Internet em várias cidades e de que forma o Estado pode ajudar na solução do problema.

O Ceas

O Conselho Estadual da Assistência Social (Ceas) é um órgão superior de deliberação colegiada e, no Tocantins ele é vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), logo é responsável por acompanhar, fiscalizar e regulamentar a Política de Assistência Social do Estado.

Redação