Exercícios respiratórios fortalecem o pulmão na recuperação da Covid-19
Com o intuito de trabalhar exercícios respiratórios para fortalecer o pulmão, a fisioterapeuta Jussara Almeida, especialista em treinamento do método Pilates, alerta para a prática de exercícios respiratórios para melhorar a capacidade pulmonar, os volumes pulmonares e a musculatura respiratória para restabelecer a função pulmonar das pessoas que estão em recuperação da Covid19.
Jussara promove treinamento específico para quem está se recuperando da Covid19. “Após a infecção muitas pessoas ficam com déficit respiratório, demorando de 6 meses a 1 ano para recuperar a função respiratória, que pode ser restabelecida com exercícios”, explica. Além de fortalecer pulmão, o exercício melhora o sono, o controle da hipertensão, a ansiedade e o estresse.
O treinamento respiratório pode ser feito por todos que desejam ter um pulmão fortalecido. “Você não precisa ter uma patologia para fortalecer o pulmão, a questão da respiração é para a qualidade de vida, nós precisamos respirar da forma correta para ter uma melhor oxigenação do corpo”, disse.
Segundo a especialista, quem possui um pulmão forte, pode ter menos sequelas ao ter uma infecção pulmonar em decorrência do coronavírus. “É a mesma coisa de comparar um sedentário com um atleta, quem terá mais acometimento com o vírus? Ter um pulmão fortalecido, não impede que você se contamine, mas faz com que fique mais forte diante de quadro infeccioso pulmonar”, informa.
Covid-19
Os sintomas da covid19, doença causada pela infecção pelo novo coronavírus, são caracterizadas por dificuldade respiratória, semelhante à de um resfriado com tosse, febre, dor de garganta, dentre outros sintomas, de acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O pulmão é o órgão mais afetado pela infecção, a doença é diagnosticada a partir de exames feitos em laboratórios. O novo coronavírus é uma nova cepa do vírus (2019-nCoV).
Foto: Reprodução Internet