Exposição AMANhecer continua aberta na galeria Aman

Exposição AMANhecer continua aberta na galeria Aman

Com peças inéditas na exposição ‘AMANhecer’, o artista plástico Marcos Dutra é um dos cinco tocantinenses que compõem a mostra comercial que celebra o aniversário de um ano da Galeria Aman. A exposição, aberta para visitação até novembro, oferece ao público a oportunidade de contemplar e adquirir obras de artistas regionais.

Nascido em Pequizeiro, Marcos Dutra explora a arte em suas múltiplas facetas, consolidando-se como um artista multimídia. Autodidata, dedica-se à arte contemporânea, com uma preferência particular por abstração e instalações, sendo reconhecido por sua abordagem experimental e pela fusão de elementos. Nas obras exibidas em ‘AMANhecer’, o artista incorporou terra, pó de café e açafrão em suas telas. “Estou constantemente em busca de capturar as cores e formas da natureza, utilizando pigmentos naturais em meu trabalho”, ressalta.

Conforme o artista, as obras que estão à venda na Aman surgiram do seu anseio em criar trabalhos que estabelecessem uma ligação com as peças dos demais artistas tocantinenses presentes na exposição. Na mostra coletiva, que também inclui criações dos artistas Sérgio Lobo, Pierre de Freitas, Ronan Gonçalves e Solange Alves, Dutra destaca que suas obras se entrelaçam com o acervo da galeria, enriquecendo a diversidade de estilos e técnicas representadas.

“Para todos os artistas tocantinenses, ter uma galeria em Palmas é de suma importância, pois isso valoriza ainda mais o nosso trabalho no mercado. A existência de um espaço como a Aman no Tocantins é ainda mais significativa porque faz com que a arte siga contando sua história nesse nosso estado tão jovem”, afirma.

AMANhecer destaca não somente a obra de Marcos Dutra, mas também a diversidade de talentos encontrados na região, reforçando o papel da Galeria Aman no desenvolvimento e na promoção da arte tocantinense. O espaço tem se destacado por valorizar o que melhor representa a arte tocantinense, selecionando cuidadosamente cada peça do acervo com uma perspectiva ímpar.

De acordo com o curador da Aman, Ronan Gonçalves, “a exposição ‘AMANhecer’ atua como uma ponte entre o público e a arte, convidando a todos a participarem dessa experiência. “Apresentamos essas peças lado a lado no mesmo espaço, criando um ambiente enriquecedor que promove a fluidez estética e investigativa manifestada nessas obras; A oportunidade de adquirir esses trabalhos é também uma oportunidade de fazer parte dessa história”.

Idealizada pelas empresárias Nicia Prado e Kelly Souza, a Aman surgiu com o intuito de promover exposições de artistas contemporâneos e oferecer uma programação cultural diversa.

“Palmas precisa de mais espaços culturais para a população e a Aman surgiu para suprir essa demanda, mas também para promover o trabalho dos nossos artistas, dando oportunidade para que eles exponham e comercializem suas obras, mantendo uma atividade sustentável. Hoje trazemos para a capital do Tocantins obras de destaque no cenário nacional ao mesmo tempo em que valorizamos os talentos locais. Seguimos no propósito de fomentar a arte e suas raízes.”

Localizada na 108 Norte, Avenida NS 6, Lote  HM 12, Sala 4, a Galeria se tornou ponto de encontro para a comunidade artística local e vem promovendo uma série de eventos e atividades interativas ao longo do último ano, como oficinas, workshops e debates, criando um ambiente rico para artistas, estudantes e apreciadores da arte.

Redação