FACOMTO EM 16 ANOS DE IMPORTANTES CONQUISTAS

Diretoria e famílias comemoram o aniversário com sabor de esperança por mais projetos de moradia para o Tocantins
Por Maria do Carmo Ribeiro
A Federação das Associações Comunitárias de Moradores do Tocantins (Facomto) completa 16 (dezesseis) anos de existência, nesse dia 11 de setembro, e comemora importantes conquistas de moradia popular para famílias de baixa renda e atua em defesa de mais projetos que atendam às famílias de todo Estado do Tocantins que não tenham sua moradia.
A Facomto é uma entidade ligada à Confederação Nacional das Associações Comunitárias de Moradores (Conam), ambas, entidades não-governamentais e sem fins lucrativos, que têm como principal bandeira de luta, defender a moradia popular para famílias de baixa renda, dando prioridade às mulheres, mães-solo, chefes de família, pessoas idosas, pessoas com deficiência, e junto com elas, promover ações de cidadania e incentivo à valorização humana.

O atual presidente, professor Erivelton Silva faz um resumo do significado da entidade. “Nesses dezesseis anos da Facomto, temos muito a comemorar, foram anos de muitas lutas, mas também de conquistas de espaços com a Facomto, em várias representações sociais, como em Conselhos, na formulação de políticas públicas, em Conferências, Seminários, atuando junto à presidência de bairros, junto diretamente com as famílias na luta pela moradia, pelos direitos sociais do povo do Tocantins, enfim, nesses espaços de debate, onde o esforço de cada diretor(a) é sempre em defesa de bons resultados para o bem da população tocantinense”.
Erivelton está na Facomto desde a sua criação e hoje comemora o aniversário da entidade, ressaltando que “na área da moradia, principal bandeira de luta da entidade, já foram 160 famílias beneficiadas com apartamentos no Residencial Parque da Praia, e agora, estamos em processo de contratação para a construção de mais 192 (cento e noventa e duas) novas unidades habitacionais que formarão o Residencial Esperança, próximo à Praia das Arnos, em Palmas. É a Facomto fazendo histórias no Tocantins e deixando um legado de conquistas, porém, sempre tendo as lutas como base para vencer, pois, não há vitórias sem lutas”, enfatizou o presidente.

A Facomto faz aniversário, mas é a população que ganha o presente, como bem diz dona Raimunda Pereira, 68 anos, aposentada e moradora de Palmas há 16 anos e, dona de um dos apartamentos no Residencial Parque da Praia, construído pela Facomto, dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida. “Sou beneficiária dos projetos da Facomto, nossas lutas valeram a pena, eu e as outras mulheres, chefes de família ganhamos nossa moradia de forma digna e merecido, pois, morei muitos anos de aluguel aqui em Palmas e, há sete anos eu moro no meu apartamento que ganhei pelas nossas lutas junto da Facomto”, falou com orgulho a moradora.
Veneranda Elias, diretora de moradia e regularização fundiária também parabeniza a Facomto pelo seu aniversário e agradece a toda diretoria pelas oportunidades de lutas e conquistas. Ela diz com ênfase, “saúdo com gratidão a todas as pessoas que fazem parte da Facomto e que juntas e juntos estamos seguindo na coletividade, na paciência, na compreensão e por acreditar que somos capazes de conquistar cada vez mais nossos objetivos e fortalecer as lutas dos movimentos comunitários que de fato defendem as bandeiras do social”.
A Facomto foi criada em 11 de setembro de 2009 e, Veneranda foi a primeira presidenta eleita. Durante seu mandato, foram várias lutas e muitas conquistas, sendo a mais importante de todas, a construção dos apartamentos que formam o Residencial Parque da Praia, em Palmas. Bandeiras de lutas em benefício de famílias de baixa renda, às quais, a Facomto defende: moradia popular, educação de qualidade, saúde, emprego, transporte e segurança pública, para isso ser melhor enfatizado junto às famílias, a diretoria da Facomto desenvolve ações de forma voluntária, envolvendo também as famílias que se dispuserem a ajudar, bem como parcerias que contribuem com temas e atividades inerentes ao contexto social.

Atualmente, a Facomto tem um novo projeto de moradia para a construção de 192 apartamentos, já autorizado pelo Governo Federal, dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida Entidade, o qual, está em fase de contratação.
Assim sendo, conquistar projetos para as famílias, são prêmios em relação ao trabalho da Entidade, que durante todos esses anos, não mede nenhum esforço para alcançar os objetivos de conseguir moradia digna para as famílias que são cadastradas na Federação.
A Facomto somos nós!
Nossa força, nossa voz!
Viva a Democracia!
Viva a luta pela moradia!
