Felipe Carvalho, professor formado no Tocantins, se destaca no trabalho na rede estadual de ensino do Estado de Mato Grosso
Grandes expectativas diante dos desafios sobre a importância dos trabalhos junto a todas as escolas públicas mato-grossenses
O ex-professor do Centro de Ensino Médio Castro Alves de Palmas, Tocantins, Felipe Carvalho é o novo coordenador administrativo financeiro da rede estadual de ensino do Estado de Mato Grosso. A nomeação aconteceu na última terça-feira, 18, na sede da Diretoria Regional de Ensino (DRE), em Diamantino.
Grandes expectativas diante dos desafios diante da importância dos trabalhos junto a todas as escolas públicas mato-grossenses. O professor disse que se sente mais seguro para a nova função, pois, tem como base todo aprendizado que adquiriu como docente, conhecedor da realidade da sala de aula nas escolas públicas.
Em 2017 passou no concurso público para professor do Estado de Mato Grosso. Ao tomar posse para a sala de aula, foi convidado para a coordenação pedagógica na modalidade Jovens e Adultos, em sequência, participou da seleção para gestores escolares, onde foi aprovado e assumiu a direção da Escola Estadual Rui Barbosa, em Nova Mutum, para o biênio 2021-2022.
“Como gestor pude atuar num projeto político de infraestrutura, no qual, sei que colaborei de forma bem efetiva com a construção da escola, consegui recursos junto à Seduc para trocar o telhado, pintá-la e realizar pequenos reparos, além de adquirir novos equipamentos e com isso melhorar o ambiente escolar para o trabalho dos professores e consequentemente, para melhorar o processo de ensino-aprendizagem junto à classe estudantil e toda comunidade escolar”, disse ele, sobre o seu trabalho junto à comunidade escolar de Nova Mutum.
Na opinião da professora Karen Regina, assessora pedagógica, “desde quando o Felipe chegou na escola percebemos a vontade dele de fazer a diferença, de lutar por uma educação melhor, sempre disposto ajudar, enquanto gestor da escola ele se empenhou para que os professores tivessem harmonia para trabalhar, os pais fossem bem informados, atendidos e também fez uma grande transformação na estrutura física da escola deixando um ambiente bem melhor para se trabalhar, contudo, ele é uma pessoa extremamente organizada e trabalhadora”, disse ela.
O professor ainda estava começando o segundo ano na gestão da escola quando foi convidado para assumir a nova função na DRE de Diamantino. Para ele, “é outro grande desafio e por isso, minha expectativa é muito grande, mas, sou consciente de que essa oportunidade vai me ajudar a continuar acompanhando os trabalhos das escolas, auxiliando os gestores quanto a prestação de contas e com isso vamos desenvolver um trabalho com responsabilidade social juntamente com as mais diversas classes estudantis espalhadas por todo Estado do Mato Grosso. Toda a minha experiência como professor que conhece o chão da escola, me faz sentir mais fortalecido para essa nova responsabilidade”, esclareceu o novo gestor.
Currículo
Felipe Carvalho Vitoriano, graduado em História pela Universidade Federal do Tocantins, no Campus de Porto Nacional e pós-graduado pelo Instituto Agroecológico Latino-americano (IALA) no Estado do Pará. Hoje, é professor concursado da rede estadual de ensino de Mato Grosso.
Histórias de vida
Como defensor de políticas públicas para a educação, a luta começou quando participava dos movimentos estudantis na faculdade e uma das mais importantes ações foi ajudar na construção do cursinho popular, ligado ao Movimento dos Sem Universidades (MSU). Ele também foi presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFT e por meio disso, tornou-se diretor de Políticas Educacionais da União Nacional dos Estudantes, onde contribuiu com outros movimentos sociais no Tocantins, principalmente os ligados à educação do campo.
Em 2015 foi convidado pelo então secretário de educação do Tocantins, professor, Dr. Adão Francisco para compor a sua equipe na Seduc, como Diretor de Diversidade e Projetos Educacionais, onde ajudou na criação de 03 Escolas Famílias Agrícolas de vários assentamentos do Estado, com o currículo da Pedagogia da Alternância. Elas são escolas polos onde os alunos têm oportunidade de se escolarizarem por meio de cursos técnicos profissionalizantes, voltados para a Agroecologia.
Experiências docentes
Após o período na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o professor foi para o Centro de Ensino Médio Castro Alves, em Palmas, onde, organizou e contribuiu com a participação dos alunos em vários projetos, entre eles, o Grêmio Estudantil Escolar, as Olimpíadas de História, o Projeto Nós Propomos em parceria da escola com a Universidade Federal do Tocantins, sob a coordenação do professor, Dr. João Bazzoli, o qual, Felipe ajudou a construir e implementar junto às Unidades Escolares, quando ainda era diretor de projetos na Secretaria.
Todos os trabalhos eram voltados para os alunos entenderem sobre a importância da participação deles em projetos que de fato tragam melhorias para a realidade da sua comunidade.
Sempre voltado às lutas estudantis, o professor Felipe contribuiu com o desempenho dos estudantes, sobretudo, na participação ativa das ações sociais desenvolvidas na comunidade escolar e estendidas à sociedade em geral, sendo a escola pública a referência para a formação consciente das pessoas.
Como professor, essa oportunidade para uma nova função é prova de que a luta continuará.