Festa da Colheita de Jabuticabas em Taquaruçu termina no próximo domingo, 14
Por Maria do Carmo Ribeiro, estudante de Jornalismo
A Festa da Colheita de Jabuticabas que acontece no Distrito de Taquaruçu vai até o próximo domingo, 14. Considerada uma tradição onde o público se reúne para degustar o sabor natural de um fruto de origem indígena.
Historicamente conta-se que a jabuticaba existe há mais de 400 anos, é um fruto de origem tupi guarani e foi o primeiro a ser introduzido em pomares.
No Distrito de Taquaruçu, em Palmas, pelo terceiro ano consecutivo acontece a Festa da Colheita de Jabuticaba. Neste ano, ela começou no dia 05 e vai até o próximo domingo, 14.
Durante o período do evento o público tem oportunidade de visitar os pomares, provar diretamente a fruta tirada do pé e ainda experimentar bebidas e comidas criadas a partir da jabuticaba, além de se divertir e apreciar as belezas no entorno do lugar.
Sobre a importância do projeto, a senhora Eliana dos Santos, que é produtora de jabuticaba em sua propriedade, no Distrito de Taquaruçu, falou sobre a sua relação com as jabuticabas.
“Há mais de 20 anos plantamos pés de jabuticabas na nossa propriedade e hoje são 56 pés que já estão produzindo. Quando começamos, não imaginava que íamos viver tudo isso, agora eu sei dá valor a cada um desses pés que nos sustenta. É um investimento, mas que dá retorno e com ele temos a capacidade de continuar investindo. Como produtora eu também produzo os licores, as geleias, as polpas, entre outros derivados das jabuticabas e as pessoas quando vêm degustar as frutas nos pés, sempre compram para levar e assim, a gente vai trabalhando, investindo, conhece pessoas de vários lugares do mundo e fazemos novas amizades” comentou.
Nos dias da Festa a população pode visitar os pomares, comer as frutas e conhecer histórias de pés de jabuticaba que existem há mais de 50 anos.
Segundo a organização, o evento em Taquaruçu vai até domingo e o horário da Festa é das 17h às 22h, seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19.