Fraternidade e Educação é o tema da Campanha da Fraternidade de 2022

Fraternidade e Educação é o tema da Campanha da Fraternidade de 2022

Missas da Quarta-feira de Cinzas foram marcadas por grande participação de fiéis nas Igrejas católicas da Capital

Por Maria do Carmo Ribeiro, estudante de Jornalismo

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou, nessa Quarta-feira de Cinzas, 02, de forma virtual, a Campanha da Fraternidade de 2022, com o tema “Fraternidade e Educação”. O lema bíblico, extraído do Livro de Provérbios 31, 26: ‘Fala com sabedoria, ensina com amor’, complementa a mensagem. Segundo a Igreja Católica, as missas das Cinzas foram marcadas por grande participação de fiéis em todas as regiões da Capital.

De acordo com a Igreja, ao iniciar a Quaresma, as comunidades católicas com os corações de pastoras e pastores movidos pela força do amor de Deus e da missão que foi confiada, vão se dirigir a todas as famílias, aos educadores e educadoras, gestores e gestoras, à sociedade em geral para falar sobre um tema tão caro, mas tão importante como é a educação. Essa é a mais valiosa expressão de fraternidade.

Ainda na visão da Igreja, a educação é o pilar da paz, por isso que ela precisa receber sempre mais investimentos de todos os governantes, empreendedores, instituições, todos os segmentos.

A CNBB ao promover a Campanha da Fraternidade busca fomentar a participação da comunidade católica, bem como, a sociedade como um todo, para o fortalecimento do campo educacional, iluminando as diferentes compreensões, despertando os compromissos com convicção de que um novo tempo se constrói e se sustenta através da propriedade da educação integral e qualificada, por isso o lema é a relevância do projeto.

Solenidade de lançamento

O lançamento oficial da Campanha foi realizado durante uma missa com o rito de imposição das Cinzas, presidida pelo bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro e secretário-geral da Conferência, dom Joel Portella Amado, diretamente da sede da CNBB em Brasília (DF), nessa quarta, 02 de março.

Na solenidade, o secretário lembrou da convocação do Papa Francisco para o Dia de Oração e jejum pela Ucrânia. Na homilia ele destacou a importância do período quaresmal e dos seus principais eixos: jejum, esmola e oração.

Redação