Fundação Perseu Abramo lança maior painel de dados sobre periferias do Brasil

Fundação Perseu Abramo lança maior painel de dados sobre periferias do Brasil

Fundação Perseu Abramo (FPA) lançou nesta quarta-feira, 29, o maior banco de dados com o mapeamento de coletivos e movimentos sociais das periferias do país.

O projeto Reconexão Periferias é realizado desde 2018, com o apoio e participação de diversas entidades parceiras, que produziram pesquisas de longa duração e permanentes nas áreas de cultura, trabalho e violência nas periferias brasileiras. 

O objetivo principal do banco de dados é aprofundar e democratizar o conhecimento e interpretação das realidades vivenciadas e coletivamente construídas nessas regiões.

O Painel é uma ferramenta de fácil navegação que simplifica a compreensão dos resultados das pesquisas. Ele oferece um mapa georreferenciado, que amplia a localização das experiências retratadas e facilita o diálogo entre elas. O banco de dados disponibiliza ainda as pesquisas em publicações abrangentes, como livros e relatórios.

Acesse o painel de dados completo aqui

Principais áreas abordadas

Desde 2018, o projeto tem realizado um minucioso mapeamento de mais de 900 movimentos sociais e organizações em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. 

Com o painel, é possível criar uma síntese das diversas agendas desenvolvidas nas periferias e assim trabalhar espaços sociais e políticos fundamentados no distanciamento dos espaços tradicionais de poder.

Eixo Cultura –  apresenta pesquisas exclusivas no campo da Cultura, destacando a importância das periferias como locus de resistência e criatividade. Publicações como “Cultura, política e espaços de sociabilidade nas periferias” e “Reexistir: apontamentos da articulação entre cultura e política de periferias” compõem esse eixo.

Eixo Trabalho – aborda as desigualdades de classe, racismo e patriarcado como elementos estruturantes da sociedade brasileira. Com pesquisas como “Uma agenda para fortalecer e transformar o trabalho por conta própria” e “Trajetórias da informalidade no Brasil contemporâneo”, o projeto busca potencializar processos de economia solidária e popular nas periferias.

Eixo Violência – apresenta conflitos, contextos e atores envolvidos em dinâmicas violentas no Brasil, com uma abordagem interseccional. Publicações como “Violência no Brasil – desafio das periferias” e “Chacinas e a politização das mortes no Brasil” visam aprimorar proposições políticas para intervir no debate e nas ações efetivadas no campo.

O lançamento do Painel de Dados marca um avanço significativo na disponibilidade e acessibilidade do conhecimento sobre as periferias brasileiras, proporcionando uma ferramenta valiosa para a promoção da justiça social e equidade.

Da Redação, com informações da FPA

Redação