Governo do Tocantins apoia participação de pesquisadores em chamada do CNPq que destina Bolsa de Produtividade em pesquisa
Iniciativa dispõe de R$ 403 milhões e objetiva a valorização de pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade em suas respectivas áreas do conhecimento
Com objetivo de valorizar as produções científicas dos pesquisadores tocantinenses nas áreas de tecnológicas e de inovação, o Governo do Tocantins, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), incentiva a participação dos cientistas do Estado na chamada pública “Bolsas de Produtividade em Pesquisa”. O edital é promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e dispõe de mais de R$ 403 milhões. As propostas devem ser encaminhadas até 16 de agosto, exclusivamente via internet, utilizando o Formulário de Propostas on-line disponível na Plataforma Integrada Carlos Chagas.
“A iniciativa é uma oportunidade de valorização da pesquisa científica produzida pelos pesquisadores no nosso Estado. E o aporte financeiro é um incentivo que viabiliza a aplicabilidade dos estudos a fim de beneficiar a sociedade. Desta forma, é importante que os professores com doutorado das instituições tocantinenses não percam a oportunidade de participarem dessa chamada”, afirmou o presidente da Fapt, Márcio Silveira.
Podem participar professores com título de Doutor ou de livre docente vinculados à instituição de execução do projeto, que deve ter CPF ativo e regular. O proponente não deve possuir bolsa da modalidade Produtividade em Pesquisa (PQ) ou na modalidade Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) em curso com vigência que ultrapasse o ano de 2022. O mesmo ainda deve ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes, atualizado até a data limite para submissão das propostas. Mais detalhes podem ser obtidos no edital.
Critérios de participação
Os critérios para classificação das propostas quanto ao mérito técnico-científico são: relevância, originalidade e caráter inovador da contribuição científica, tecnológica, intelectual e artística do proponente ao longo da carreira, com ênfase na atividade dos últimos cinco anos. Cooperação com grupos de pesquisas ou instituições no país e no exterior, e participação ou coordenação de projetos e redes de pesquisa. O edital ainda destaca o grau de aderência do projeto às áreas: estratégicas, habilitadoras, de produção, para desenvolvimento sustentável e para qualidade de vida, bem como o grau de aderência do projeto à ciência básica e fundamental.
Itens financiáveis
Conforme o edital, os recursos da presente chamada serão destinados ao financiamento de bolsas de Produtividade em Pesquisa, incluindo mensalidades e demais benefícios previstos na norma da modalidade. Os recursos do adicional de bancada deverão ser aplicados, exclusivamente, em despesas relacionadas ao projeto de pesquisa ou dele decorrentes. É vedada a utilização dos recursos para pagamento de despesas anteriores ao início de vigência da bolsa ou posteriores ao seu cancelamento ou término de vigência, a pagamento de pessoa física, exceto para serviços eventuais, ou despesas com alimentação e bebidas (que devem estar compreendidas nas diárias).
BOLSA DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA
Data para submissão do projeto: até 16 de agosto 2021;
Link para inscrições: http://carloschagas.cnpq.br/;
Divulgação do resultado definitivo: 9 de fevereiro de 2022;
Edital disponível em:
Fonte: Governo do Tocantins