História de personalidades da região norte do Tocantins serão contadas em coleção de livros. Primeiro será da dirigente Dona Valdeci
O lançamento do primeiro livro: “Lá vem ela Joana d’Arc. E já estava guerreando” de Sariza Oliveira Caetano e Valdeci Pereira Reis, acontecerá no dia 20 de abril as 19:30 horas, através de transmissão ao vivo pelo YOUTUBE, no canal oficial Neuza-UFT (@neuzaagroecologia).
A coleção Vidas do norte, vidas ao Sul surge com a intenção de produzir registros sobre protagonismos de pessoas que ajudaram e ajudam a construir a história do Norte do Tocantins, Sul do Maranhão e Sul e Sudeste do Pará. São vidas de lutas, resistências e reexistências – também de dissidências – que formaram a existência sociocultural, econômica e ambiental que levamos nos dias de hoje.
A primeira obra da coleção é “Lá vem ela, Joana d’Arc. E já estava guerreando”.
O livro conta a vida de Valdeci, dirigente de um dos terreiros de umbanda mais antigos e conhecidos de Araguaína – TO, a Tenda Espírita Umbandista Santa Joana d’Arc. Esse livro é fruto da parceria realizada entre a historiadora e antropóloga Sariza Oliveira Caetano, professora da UFT/UFNT e a dirigente Valdeci Pereira Reis. A parceria entre elas vem desde 2011, e contou com inúmeras conversas, observações, acessos a fotografias e documentos pessoais.
Dona Valdeci
Nascida no Maranhão, dona Valdeci passou por algumas cidades do antigo Norte goiano, atual Tocantins, e se relacionou através do plano espiritual ou material com dirigentes do Pará e de seu estado natal, antes de se fixar em Araguaína, no Tocantins. Sua história, nesse sentido, retrata de forma micro a história desse norte que é marcada por tantas idas e vindas de pessoas, religiões, sonhos, culturas, objetos, e por tantas conexões, balsas, pontes, rios e estradas.
O livro será comercializado por um valor simbólico de R$ 40,00, na Loja Cabana Rompe Mato, localizada na Rua 2 de Julho na cidade Araguaína ou adquirido com a autora, através de solicitação enviada para [email protected] ou um dm @sarizacaetano.
Por: Sariza Oliveira Caetano / Edição: Diego Wanderley