Idosos acima de 60 anos e professores podem se vacinar contra influenza a partir desta terça, em Araguaína

Idosos acima de 60 anos e professores podem se vacinar contra influenza a partir desta terça, em Araguaína

Araguainenses com mais de 60 anos e professores das redes particular e privada receberão a vacina contra influenza a partir desta terça-feira. 10. Os grupos dessa nova etapa se unem ao público-alvo da primeira etapa, que é formado por crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. Seguindo o calendário nacional, a campanha iniciou em 12 de abril e será finalizada em 9 de julho.
 
A diretora municipal da Imunização, Samilla Braga, alerta que a vacina contra gripe é capaz de reduzir os casos graves, as internações e os óbitos decorrentes da infecção respiratória. “Em tempos de uma crise pandêmica, como ocorre atualmente com a covid-19, uma campanha como a de prevenção contra a gripe não só diminui a incidência de casos de influenza, como também facilita no diagnóstico preciso para o coronavírus”.

Quem pode tomar?

As únicas contraindicações são os casos de anafilaxia anterior a vacinação, alergia a componentes da vacina e quem recebeu a vacina contra covid-19 deve respeitar um intervalo de 14 dias.
 
“Muitos profissionais da saúde estão aguardando tomar a 2ª dose contra covid-19 em maio, para depois tomar contra a influenza. Já o restante do grupo deve comparecer o mais rápido possível nas unidades básicas para serem imunizadas”, afirmou Samilla.

O que levar?

Além do cartão de vacinação, para receber o imunizante é necessário apresentar documentos com foto que comprove a faixa-etária, documentos para comprovar estado gestacional ou fase de puerpério, e no caso dos trabalhadores a comprovação de vínculo de emprego com uma instituição de ensino ou de saúde.

Onde receber?

A vacina está disponível nas UBS (unidades básicas de saúde) das 7h30 às 11h13 e das 13h30 às 17h30, com exceção das três que são referência contra covid-19: Dr. Raimundo Gomes Marinho (Setor Maracanã), Albeny Soares (Setor Couto) e José de Sousa Rezende (Setor Alto Bonito).

Redação