Inscrições para curso de assessores populares socioambientais encerram nesta terça, 23
O Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – Cedeca Glória de Ivone, lançou na última quinta-feira, 18, o edital de abertura das inscrições para o curso de assessores/as populares socioambientais, do projeto Mais Participação e Agroecologia.
Podem se inscrever no curso pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, residentes no território rural de Taquaruçu Grande, em Palmas, onde fica a E.T.I. Professor Fidêncio Bogo, local em que as atividades vão acontecer entre os dias 27 de novembro e 23 de dezembro.
São 30 vagas e a inscrição é gratuita podendo ser feita até o dia 23 de novembro, na secretaria da E.T.I. Professor Fidêncio Bogo ou pelo WhatsApp do Cedeca, no telefone (63) 9 9932-2007. O Edital pode ser acessado ao clicar aqui.
O curso
O curso de assessores populares socioambientais tem o objetivo de promover a formação socioambiental, através da Escola de Educação Popular Inéditos Viáveis, para empoderar lideranças populares visando atuação protagônica de promoção do meio ambiente. Vão ser cinco encontros de formação presenciais, no qual serão elaborados e executados os Planos de Incidência Socioambiental dos/as assessores populares socioambientais adolescentes e adultos e os/as participantes do curso estarão pré-selecionados para receberem tecnologia social de saneamento básico, sendo a construção de 05 bacias de evapotranspiração (fossa de bananeira) em residência rural. O curso conta ainda com certificado de carga horária de 20 horas.
Bacia de evapotranspiração
Conhecida popularmente como fossa de bananeiras, a bacia de evapotranspiração é uma técnica que transforma resíduos humanos (nesse caso as fezes) em nutrientes para o solo. A técnica sustentável para tratar as águas negras, que são as provenientes dos vasos sanitários, consiste na criação de um tanque preenchido com camadas de cerâmica, brita, areia e terra e é plantado no entorno espécies vegetais de crescimento rápido e que necessita de água, nesse caso as bananeiras. O sistema recebe as fezes humanas do vazo sanitário, que vai passar pelo processo de degradação natural, tendo a mineração dos nutrientes absorvidos pelas plantas, acontecendo a evapotranspiração, ou seja, a evaporação da água que está contida no solo simultaneamente com a transpiração das bananeiras.
Mais Participação e Agroecologia
O Projeto tem como objetivo promover o engajamento de crianças e adolescentes na causa socioambiental e a replicação das tecnologias de saneamento sustentável nas comunidades, gerando impacto na redução do aquecimento global e na desigualdade social. Promovendo formação sócio ambiental através da Escola de Educação Popular Inéditos Viáveis, o Mais Participação e Agroecologia realiza formação política, execução e elaboração de Planos de Incidência Socioambiental, oficinas de capacitação e construção de bacias de evapotranspiração e de banheiro seco na escola, pretendendo assim formar assessores/as populares socioambientais, na zona rural da capital, na região do Taquaruçu Grande.
O projeto tem o apoio do Instituto EDP, por meio do Fundo Municipal do Direitos da Criança e Adolescente – FIA de Palmas e patrocinado pela Investico.