Instituto Araguaia Tocantins abre inscrições para concursos de quadrilhas juninas e candidatas à Rainha do Arraial Capim Dourado 2021

Instituto Araguaia Tocantins abre inscrições para concursos de quadrilhas juninas e candidatas  à Rainha do Arraial Capim Dourado 2021

O Instituto Araguaia Tocantins abriu as inscrições para concursos de quadrilhas juninas e candidatas à Rainha do Arraial Capim Dourado 2021 até o dia 31 de maio deste ano. Também estão abertas as inscrições para palestrantes e jurados. Estes passarão por atualização sobre avaliação das juninas e suas candidatas à rainha e participarão do Simpósio Estadual do Movimento Junino.

O Arraial Capim Dourado do Tocantins já está com as inscrições abertas para o Concurso de Quadrilhas Juninas que acontecerá entre os dias 25, 26 e 27 de junho de 2021. O evento tem como objetivo estimular e valorizar a cultura popular e a prática da dança de quadrilha, bem como a integração dos municípios, além de premiação. O acontecimento será  transmitido por live em razão da pandemia e contará com o “Simpósio Estadual do Movimento Junino” que contará com palestrantes de todo Brasil discutindo o movimento junino. As inscrições poderão ser feitas até 31 de maio de 2021 pelo Aplicativo do Arraial Capim Dourado disponível na Google Play Store.

Para o coordenador-geral do projeto, Wilson Alves, o evento além de propiciar um canal de apresentações para as quadrilhas juninas do Tocantins, ainda que em formato de live, contribuirá para que o circulo junino não fique estagnado mais um ano ao passo que o Simpósio debaterá temas fundamentais para o movimento junino com pesquisadores e pensadores de todo Brasil. “Esta é a oportunidade de extrair ideias e sugestões de políticas públicas da cultura com ênfase na cultura popular, em especial no movimento junino”, enfatizou Wilson Alves.

O evento que inicialmente fora pensado para ser presencial, foi reformatado para ser transmitido pela internet, com 20 vagas para Quadrilhas Juninas sendo: dez (10) Quadrilhas da Capital Palmas, cinco (05) juninas do Interior do Tocantins e cinco (05) Juninas de outros estados da federação. Já para as rainhas juninas estão previstas vinte vagas independentes da localidade ou da junina que representam.

O projeto “Arraial Capim Dourado do Tocantins e Simpósio Estadual do Movimento Junino” foi contemplado com recursos da Lei Aldir Blanc, através da Agência de Desenvolvimento do Turismo e Cultura do Estado do Tocantins.

Redação