Justiça acata pedido de transferência imediata de pacientes da UPA para leitos de hospital em Gurupi

Justiça acata pedido de transferência imediata de pacientes da UPA para leitos de hospital em Gurupi

Atendendo ao pedido do Ministério Público do Tocantins (MPTO), postulado em Ação Civil Pública, a Justiça concedeu, na tarde desta terça-feira, 23, liminar determinando que o Estado do Tocantins e o Secretário Estadual de Saúde promovam, imediatamente, a transferência de pacientes internados ou que venham a ser internados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h para hospitais de gestão estadual ou privada que disponham de leitos clínicos ou UTI Covid.

A ação foi proposta na manhã desta terça-feira, 23, pelo promotor de justiça, Marcelo Lima Nunes, que alegou que pelo menos 20 pacientes aguardavam a transferência para leitos de hospitais e as inúmeras reclamações de usuários que se encontravam na UPA 24h na fila de espera da Central de Regulação Estadual, aguardando leito clínico e de UTI Covid em hospital.

Marcelo Lima afirmou a precariedade em que se encontravam os pacientes, alguns recebendo oxigênio de forma inadequada, e mencionou a disponibilidade de leitos vagos apresentados pelo sistema integral, mesmo diante da fila para a regulação.

Na decisão, o juiz da 1ª Vara da Fazenda e Registros Púbicos de Gurupi ainda determinou que os requeridos se abstenham de negar acesso aos pacientes internados na UPA, com regulação para hospitais que disponham de leitos, devendo ser respeitada a lista de espera para acesso ao serviço. Caso não seja possível a transferência para hospitais de gestão estadual, que viabilizem a imediata da transferência para hospitais da rede privada de saúde, no Estado ou em outra unidade da federação.

Em caso de descumprimento, o Estado ficará obrigado ao pagamento multa diária no valor de R$ 10 mil.

Foto: Divulgação

Redação