Laudos de ressonância não estariam sendo entregues por falta de pagamento; Saúde nega
Pacientes não estariam recebendo os laudos das ressonâncias magnéticas feitas no Estado. Essa foi a denúncia que os nossos leitores trouxeram na última sexta-feira, 10. “Fiz a ressonância e a informação que tive foi de que o laudo não seria emitido por falta de pagamento à empresa emissora”, nos contou a leitora, que decidiu não se identificar.
Segundo a leitora, o laudo deveria ter sido entregue há 15 dias e a informação é que a empresa responsável pela emissão só vai entregar após a regularização do pagamento.
Em nota a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informou que “desde agosto de 2021 os laudos não são mais realizados por empresa terceirizada dentro do Hospital Geral de Palmas (HGP)”.
A Secretaria atualmente possui um contrato com a empresa Localmed Diagnósticos Médicos LTDA para a realização dos serviços de Telerradiologia, nas áreas de tomografia computadorizada, radiografia convencional e contrastada, mamografias e ressonância magnética, a serem executadas em todos os hospitais geridos pelo Executivo Estadual.
A medida trouxe mais agilidade na emissão de laudos e consequentemente a rápida conclusão de diagnóstico e definição da conduta terapêutica, bem como melhor assistência e giros de leitos.
O contrato prevê também a disponibilização de equipe de médicos radiologistas – profissionais da empresa – à distância, em quantidade suficiente e tempo integral, 365 dias por ano.