Maranhense Ruth Almeida é representante do Tocantins em concurso nacional de Melhor Chef de Cozinha do Brasil
Por Maria do Carmo Ribeiro, estudante de Jornalismo
A ex-merendeira, Ruth Almeida, 46 anos é natural de Porto Franco no Estado do Maranhão e é a única mulher representante do Tocantins e da Região Norte do Brasil que concorre ao título de Melhor Chef de Cozinha do Brasil,no Prêmio Dólmã, o Prêmio Máximo da Gastronomia Brasileira, Pará 2021.
Ruth tem trabalhos registrados em vários lugares, que por meio deles teve a oportunidade de participar de outros concursos, como a Mostra Gastronômica do IX Festival Cultural do Brasil, por exemplo. Ela também lançou o livro “Raízes Gastronômicas do Tocantins”, atualmente participa de palestras, realiza lives pelo seu canal do Youtube e assim vai escrevendo a sua saborosa história em todos os cantos do Brasil.
Perguntada sobre o significado da sua participação nesse Prêmio Dólmã, ela respondeu de forma orgulhosa e com muita emoção “olha é uma alegria muito grande estar representando nesse momento a gastronomia da Região Norte e de representar todas as mulheres do Brasil e o nosso Tocantins, a nossa classe de mulheres cozinheiras, mulheres Chefs, então pra mim é realmente uma grande honra estar nesse projeto, tendo sido indicada ao Prêmio Dólmã, o Prêmio Máximo da Gastronomia Brasileira, como embaixadora da gastronomia brasileira, contudo isso, a minha gratidão”, disse Ruth.
Importante registrar que nesse projeto é a primeira vez que tem como finalista uma mulher chef de cozinha, representando do Tocantins na categoria principal.
Da votação
A disputa será com votação por meio do link https://pt.surveymonkey.com/r/votacaointernautaschefsnacionais e a votação vai até o dia 02 de dezembro e toda comunidade tocantinense está convidada a votar em Ruth Almeida para ser a Melhor Chef do Brasil.
Lembrando que além da votação aberta ao público, dois critérios contados para decidir sobre o título em concorrência: experiência profissional e histórico de carreira. Contudo, a torcida de Ruth Almeida deve se atentar à todas as etapas da grande premiação.
Do Prêmio
Fundado em 2013 o Prêmio Nacional Dólmã é realizado anualmente, concomitante ao Encontro Nacional de Chefs que é um projeto onde se realiza fóruns de discussão, seminários, concurso gastronômico e demais eventos. Somente em 2020 a edição foi adiada por conta da pandemia.