Mesmo com aumento de casos, Prefeitura de Palmas prevê reabertura total do comércio até dia 15
A prefeitura de Palmas, nesta sexta-feira (29), apresentou o Plano Estratégico de Reabertura Econômica, que visa à retomada gradual do comércio na capital a partir do dia 8 de junho. O anúncio foi feito na manhã de hoje pela prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) durante uma coletiva de imprensa transmitida na internet. No entanto, no estado não houve uma baixa no número de casos, pelo contrario, o decreto tem causado repercussão nas redes sociais e dividido opiniões.
Só hoje, no Tocantins já são mais 335 novos casos confirmados de covid-19, de acordo com o boletim oficial divulgado pelo governo do estado. A maioria do infectados está entre os indivíduos de 20 a 59 anos, correspondendo a 78,8% casos, baseado no ultimo boletim. O número diário só cresce, e a reabertura do comércio pode agravar a situação.
O advogado e ex-membro do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), Cristian Ribas, se posicionou em seu perfil no Facebook se opondo a atitude da prefeita “O número de mortes em Palmas cresceu 133% na última semana, e infelizmente a Prefeita prefere dialogar com os interesses de um grupo de empresários irá financiar sua oposição, e mais para frente também irão lhe responsabilizar pelas mortes, Cinthia faz um cálculo político errôneo e absolutamente irresponsável com interesse de proteção da saúde pública”.
O processo de reabertura foi dividido em duas fases:
Primeira fase (08/06)
Comercio Varejista
Concessionárias
Lojas de departamento
Parques e praças.
Segunda fase (15/06)
Shoppings (Com exceção da área de entretenimento)
Restaurantes
Academias
Escolas de natação e esportistas.
Foto: Reprodução