“Mulheres, Gênero e Direito à Cidade” é o tema da primeira oficina realizada pela FNRU no Tocantins

“Mulheres, Gênero e Direito à Cidade” é o tema da primeira oficina realizada pela FNRU no Tocantins

Na tarde do último sábado, 8, mulheres representantes da CONAM, FACOMTO, UNMP, CMP e IBDU, juntamente com outras representantes de diferentes entidades do Estado do Tocantins, participaram de forma online da primeira Oficina de mobilização para o Fórum Nacional de Reforma Urbana que está sendo realizado em todas as Regiões do Brasil.

O projeto tem como tema “Mulheres, Gênero e Direito à Cidade” e os debates se estendem  por três Oficinas. A primeira acontece conforme as datas pré-agendadas pelas equipes mobilizadoras nos Estados.

O cronograma para as próximas duas Oficinas será fechado logo após o término dos agendamentos atuais, porém, os debates serão focados no aprofundamento dos temas prioritários que foram discutidos na primeira Oficina e na construção de estratégias para o fortalecimento e resistências.

Durante os trabalhos as palestrantes falaram da importância da participação das mulheres do Tocantins na realização das Oficinas. Para Raquel, representante da Habitat para a Humanidade Brasil, “começamos o nosso Ciclo de Oficinas com o pé direito”. Ela falou da grandeza do trabalho com a presença das mulheres de diferentes regiões do estado e o quanto foram enriquecedoras as experiências, às quais darão base ao planejamento das outras oficinas.

O Fórum Nacional de Reforma Urbana (FNRU) é uma articulação nacional que reúne movimentos populares, sociais, ONG’s, associações de classe e instituições de pesquisa com a finalidade de lutar pelo direito à cidade, modificando o processo de segregação social e espacial para construirmos cidades verdadeiramente justas, inclusivas e democráticas.

Redação