No Tocantins o número de vacinados com a primeira dose não chegou a 3% da população

No Tocantins o número de vacinados com a primeira dose não chegou a 3% da população

Segundo o Vacinômetro da Secretária Estadual de Saúde do Tocantins, foram 106.500 doses de vacina recebidas pelo governo federal contra o novo coronavírus, destas foram distribuídas 69.013 doses e 39.826 pessoas receberam ao menos a primeira dose.

Dados do IBGE estimam que em 2020 o estado chegou a 1.590.248 habitantes, mas somente 5. 052 tiveram a segunda dose aplicada, o que totaliza 0,3% da população tocantinense.

De acordo com o Vacinômetro, até às 10h26 desta quarta-feira, 24, o maior número de vacinados são os idosos de 80 anos ou mais, com mais de 12 mil doses aplicadas. A média móvel de aplicações (últimos 7 dias) é de 1.624 doses em todo o estado.

Algumas cidades ainda não estão com todos os dados atualizados e Lizarda é a única que não apresenta nenhum balanço da vacinação no município.

Gráfico – Doses Aplicadas por Faixa Etária / Foto: Reprodução/Integra Tocantins

Vacinação no Brasil

O Brasil chegou à marca de 6 milhões de vacinados na última quarta-feira, 24, com 1.269.005 pessoas completamente imunizadas com as duas doses de vacina contra Covid-19. Porém o número representa apenas 2,8% da população do país.

O fundador e primeiro presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Gonzalo Vecina Neto, em entrevista para a BBC News Brasil, calculou que o SUS tem condições de vacinar 60 milhões de brasileiros por mês, o que  concluiria as duas doses para pessoas maiores de 18 anos em meados de julho. Segundo o médico sanitarista, se o Brasil tivesse negociado e comprado mais doses com antecedência, como fizeram o Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha e outros vários países, poderíamos realizar a vacinação de toda a população brasileira até o meio do ano.

Foto: Reprodução internet

Redação