Novembro Azul: Saúde reforça conscientização do movimento com atendimentos aos homens
As Unidades de Saúde da Família (USFs) da Capital deram início aos atendimentos e ações do Novembro Azul, movimento internacional, criado a fim de conscientizar a população, principalmente a masculina, sobre os riscos do câncer de próstata, formas de prevenção e as maneiras de diagnosticar a doença.
Na Atenção Primária do município, neste mês, estão sendo realizadas consultas, além de atendimentos destinados aos cuidados da atenção integral à saúde do homem. Para o gerente das Linhas de Cuidados da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Ilton Júnior, a rede de atenção básica cumpre papel fundamental nas ações que possam reduzir a incidência e a prevalência dos cânceres de pênis, próstata e boca.
De acordo com ele, embora a Atenção Primária de Palmas, venha trabalhando durante todo ano a integralidade da saúde do homem, o movimento Novembro Azul visa estimular os pacientes homens, a procurar os nossos serviços, principalmente para a realização regular dos exames necessários, para detectar de maneira precoce a doença, possibilitando uma grande chance de cura. “Mas para isso acontecer, é preciso realizar uma investigação, com exames clínicos, laboratoriais e outras avaliações”, reforçou.
As unidades de saúde oferecem testes rápidos, solicitações de exames, atendimentos médicos e ações de promoção e educação em saúde.
Dada a situação de pandemia mundial, todas as diretrizes de controle do novo coronavírus (Covid-19), são adotadas nas USFs para a segurança dos profissionais de saúde e dos usuários. As 34 unidades de saúde ofertam atendimento durante a campanha.
Novembro Azul
Criado em 2003, o mês de novembro foi escolhido, por causa do dia 17 de novembro, que é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. No entanto, para a Semus, este mês vem sendo oportuno para sensibilizar os homens quanto às ações do autocuidado e cuidado integral, considerando os fatores socioculturais relacionados à masculinidade e ao adoecimento.
Sintomas
Durante a fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Os sintomas só começam a aparecer quando os tumores já estão em fase avançada, o que dificulta a cura, porém os sintomas podem variar entre:
dor óssea;
dores ao urinar;
vontade de urinar com frequência;
presença de sangue na urina e/ou no sêmen.