O Brasil ocupa 4º lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho, no Tocantins mais de 3,6 mil foram registrados em 2020

O Brasil ocupa 4º lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho, no Tocantins mais de 3,6 mil foram registrados em 2020

Os ambientes de trabalho fazem parte dos condicionantes e determinantes de saúde. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) reforça no dia 28 de abril, que ações de prevenção e promoção devem ser desenvolvidas nas instituições e empresas, com foco a evitar acidentes e doenças do trabalho.  A data foi instituída como Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho.

Segundo a OIT, por ano acontecem cerca 321 mil acidentes fatais pelo trabalho e, mais de três milhões de casos, de doenças ocupacionais. O Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho, tendo os países como a China, Índia e Indonésia ocupando o primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente.

No Tocantins, no ano 2020, por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) foram registrados 3.625 acidentes e doenças relacionados ao trabalho. O agravo que se destacou foi o Acidente de Trabalho Grave com 2.886 notificações, sendo destas, 1.755 notificações por Covid -19 e 42 óbitos pelo trabalho. A frequência e percentual dos óbitos por acidente de trabalho notificados no Tocantins ocorreram nos cinco primeiros grupos por ocupação: motoristas, eletricistas, pedreiros, policiais militaras e trabalhadores agropecuários.

O Diretor de  Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado da Saúde, Sérgio Luís de Oliveira Silva argumentou “que o Sistema Único de Saúde-SUS, possui papel fundamental de prestar assistência aos trabalhadores acidentados e adoecidos, recuperando e reabilitando sua saúde, bem como prevenindo o problema e promovendo ambientes de trabalho saudáveis, por meio das ações de vigilância em saúde”.

O diretor reforça ainda que os empregadores necessitam de uma visão ampla dos ambientes de trabalho e dos diferentes fatores de riscos, que podem influenciar o adoecimento dos trabalhadores, a exemplo pela Covid-19. “Portanto, o dia 28 de Abril é um dia de defesa do trabalho decente, aquele em que todas as pessoas que trabalham têm direitos, bem como, níveis mínimos de remuneração, proteção e condições de trabalho que devem ser respeitados”, ressaltou.

Redação