Ônibus continuam parados na UFT; até o momento os estudantes não obtiveram respostas
Os estudantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT), continuam paralisando os ônibus que fazem a linha 090 que entraram no campus nesta terça-feira, 10.
O grupo, que tem se revezado, tinha a manifestação pacífica marcada há mais de 15 dias, com o intuito de pedir a volta da gratuidade da linha para os estudantes. Eles reclamam que durante a pandemia, que as aulas estavam sendo online, a linha passou a ser paga, e agora com o retorno das aulas presenciais, os alunos não conseguem desbloquear para usar gratuitamente.
O estudante de Jornalismo, Vitor Rodrigues, disse que esse é um direito que foi tirado durante um dos momentos mais difíceis, “durante uma pandemia mundial, na calada”. O estudante contou que tambem estão revindicando melhorias no transporte público de Palmas. “Quase todo ano tem reajuste do valor da tarifa do ônibus e não tem melhorias”.
O grupo diz que quer ser ouvido pelos representantes da empresa gerenciadora de linhas de transporte coletivo da capital, a SETURB, a empresa de ônibus Miracema. “Queremos a gratuidade de volta, não só para a UFT mas também para todos os demais estudantes. Precisamos de um passe livre estudantil que atenda a todos”. Até o momento, ninguém se manifestou.
Ninguém entra e ninguém sai
Estudantes contaram que os outros ônibus continuam indo e vindo, só que param na portaria do campus, não entram na Universidade. Já os que estão parados dentro do campus, não tem previsão de serem liberados. Apesar da paralisação, a manifestação continua pacífica.