Órgãos ambientais combatem fogo usado para limpeza na Serra de Lajeado

Órgãos ambientais combatem fogo usado para limpeza na Serra de Lajeado

Órgãos ambientais que atuam de forma integrada no Tocantins flagraram uma propriedade agrícola, na região de Palmas, usando fogo para dar fim a uma grande quantidade de mato e árvores por meio de um processo chamado leira. A ação foi na tarde de sexta-feira, 28, e reuniu bombeiros militares, guardas da GMP e brigadistas do Naturatins, além do helicóptero do IBAMA.

As equipes identificaram a propriedade durante o sobrevoo, e no local foi encontrada uma pessoa trabalhando, mas ela não possuía documentos e isso impossibilitou que as autoridades a qualificasse. O proprietário das terras não se encontrava no local. As coordenadas foram repassadas ao monitoramento dos órgãos ambientais para identificação do fazendeiro e verificação se há alguma licença para aquelas atividades. Casa não haja, poderá haver autuação.

O uso de fogo no Tocantins está proibido por decreto estadual.

As leiras são feitas com o uso de trator esteira, onde o produtor amontoa em linha tudo que está na roça, deixando os espaços limpos para o plantio. E em seguida colocam fogo para eliminar o que resta.

Mais combate

No sábado, outros focos foram combatidos. Próximo a Palmas, na altura do km 26, sentido de Aparecida do Rio Negro, o trabalho voltou a reunir as forças integradas, como bombeiros militares, Ibama e Naturatins.

O fogo ameaçava uma área de pasto e além do combate por terra o helicóptero fez lançamentos de água utilizado o helibalde. Viaturas do Naturatins e do CBMTO também estiveram no local.

Redação