Palmas, Araguaína e Gurupi: vacina da Janssen será distribuída proporcionalmente entre as três maiores cidades do estado

Palmas, Araguaína e Gurupi: vacina da Janssen será distribuída proporcionalmente entre as três maiores cidades do estado

O governo do Estado do Tocantins após consulta ao Ministério da Saúde e ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), determinou nesta quarta-feira, 23, que o primeiro lote de vacinas da Janssen composto por 10.250 doses, a ser enviado pelo Ministério da Saúde, seja distribuído de forma proporcional aos municípios de Palmas, Araguaína e Gurupi, que concentram o maior número de casos de Covid-19. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) ainda não foi informada quanto à data de envio das vacinas, mas a equipe técnica já trabalha a logística de distribuição das mesmas.

Os três municípios juntos têm uma população de 577,2 mil habitantes e, desde o início da pandemia, acumulam 90.330 casos, o equivalente a 46,5% do total de 194.366 de casos de Covid-19 registrados no Tocantins.

A primeira remessa da vacina contra Covid-19 produzida pela Janssen/Johnson & Johnson chegou ao Brasil nesta terça-feira, 22, no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Foram enviadas 1,5 milhão de doses da vacina, que será a primeira a ser aplicada em dose única no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, o contrato do Governo Federal com a empresa prevê 38 milhões de doses do imunizante da Janssen até o fim do ano.

Foto: Antonio Gonçalves

Redação