Palmas se destaca em primeiro lugar no ranking de geração de empregos entre as capitais brasileiras

Palmas se destaca em primeiro lugar no ranking de geração de empregos entre as capitais brasileiras

Por Maria do Carmo Ribeiro, estudante de Jornalismo

A Capital do Tocantins se destacou como primeira colocada no ranking de geração de empregos, em comparação às demais capitais brasileiras, de acordo com os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). E o mês de outubro foi o segundo mês com melhor saldo de novos postos de trabalhos, ficando atrás apenas do mês de junho que registrou o melhor resultado com carteiras assinadas na Capital.

Enquanto no Tocantins, segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o desemprego aumentou mais de três pontos percentuais no primeiro trimestre de 2021, em comparação ao mesmo período de 2020, o Caged aponta um crescimento de 9,17%, em relação aos números de carteiras assinadas, na Capital.

Conforme os dados do Novo Caged, entre dezembro de 2020 e outubro de 2021, Palmas contabilizou 76 mil novos postos de trabalho, com 852 empregos formais. Entre as pessoas que conseguiram emprego está a jovem Geovanna Cristiny, 18 anos, estudante da 3ª série do Ensino Médio, moradora da Arno 42 (405 Norte) e que conseguiu seu primeiro emprego formal, justamente na Capital.

“Me sinto bastante lisonjeada por ter a oportunidade do primeiro emprego, ainda mais nos tempos em que estamos vivendo, diante de uma pandemia que veio trazendo consigo não só a doença, mas o desemprego tanto para os jovens, como para o restante da população brasileira e eu, mesmo com todas as complicações em conciliar os estudos em EAD e uma grande responsabilidade com o trabalho, acredito que essa oportunidade é o desejo te todos os jovens que tem o sonho e a vontade de crescer na vida, tanto profissionalmente e com os estudos”, disse a estudante.

A Prefeitura de Palmas informou que vem atuando veementemente no combate da Covid-19, seguindo os protocolos de saúde e de atendimento das pessoas doentes, com ampla vacinação da população, campanhas diárias de sensibilização à conscientização sobre a importância da imunização, pois afirma que a partir de tudo isso que tende a melhorar o crescimento econômico.

Redação