Pessoas não vacinadas são maioria nas internações no Tocantins

Pessoas não vacinadas são maioria nas internações no Tocantins

Por Maria do Carmo Ribeiro, estudante de Jornalismo

Números do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Integra Saúde apontam que em dezembro de 2021, das 55 internações por Covid-19, 34 eram pessoas não vacinadas, correspondendo a 62%. Embora, atualmente a saúde no Tocantins não esteja em colapso, mas há uma preocupação por parte das autoridades que já estão publicando medidas de restrições, visando evitar mais contaminação da doença.

Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES), nesta quinta-feira, 13, o Tocantins contabilizou 574 novos casos confirmados de Covid-19, sendo 269 das últimas 24h. O restante é de exames coletados em dias anteriores e que tiveram seus resultados inseridos no sistema, pelos municípios. De acordo com a SES, dos 547 novos casos, 132 foram detectados por RT-PCR, 169 por sorologia e 246 por testes rápidos.
A Secretaria divulgou ainda que está previsto o Estado receber na manhã dessa sexta-feira, 14, as primeiras doses pediátricas de vacinas Pfizer, contra a Covid-19, para imunização de crianças de 5 a 11 anos. E ao restante da população de todos os municípios é necessário a sensibilização para o ciclo completo da vacinação.


Na tarde de quarta, 12, após reunião com o Comitê de Enfrentamento à Pandemia, que acontece toda semana, o Governador Wanderlei Barbosa veio a público pedir que as pessoas se vacinem contra a Covid-19 para evitar outro colapso e que com a vacinação completa elas cuidam de si e protegem aos outros.

O Comitê


O Comitê de Enfrentamento à Pandemia é composto pelas seguintes instituições: Secretarias de Estado da Saúde, da Comunicação e da Educação, Juventude e Esportes; Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins (CBMTO); Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO); Assembleia Legislativa; Tribunal de Justiça (TJ); Ministério Público Estadual (MPTO); Tribunal de Contas do Estado (TCE); Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE); Ministério Público Federal (MPF-TO); Polícia Federal; Polícia Rodoviária Federal; Marinha do Brasil – Capitania Fluvial Araguaia Tocantins; Exército Brasileiro – 22º Batalhão da Infantaria Tocantins e Infraero.

Redação