Por live, fotógrafa tocantinense lança exposição Circo em Imagens nesta terça

Por live, fotógrafa tocantinense lança exposição Circo em Imagens nesta terça

Uma integração entre a risadaria, arte e fotografia. Esta é a união proposta da Exposição Fotográfica Circo em Imagens da fotógrafa Gabriela de Grammont, que será lançada nesta terça-feira, 29. 

O lançamento da exposição, que mostra o olhar da fotógrafa tocantinense sobre o Circo Os Kaco, único circo fixo do Estado do Tocantins, acontecerá através de um live no Instagram da fotógrafa @grammontgrafias às 20h e estará disponível de maneira gratuita no site do Centro Cultural Circo os Kaco acessando www.oskaco.com

Fotos retratam olhar da artistas sobre Circo Os Kaco

A Exposição Fotográfica Circo em Imagens é fruto da Lei Aldir Blanc, executada pelo Governo do Estado do Tocantins, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), com o apoio do Governo Federal, através do Ministério do Turismo, da Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional da Cultura, com parceria do Centro Cultural Circo os Kaco. 

Fotos retratam olhar da artistas sobre Circo Os Kaco

De acordo com a fotógrafa Gabriela de Grammont o projeto Circo em Imagens nasceu da vontade de deixar registrado na memória tocantinense esse saber milenar que é a arte circense.  “Mostrar também, que durante 8 anos de atuação no distrito de Taquaruçu, o Circo Os Kaco faz história”, afirma a fotógrafa ao dizer que o resultado são imagens cheias de sentimento que permeiam a pesquisa solo da fotógrafa na cena cultural do Tocantins. 

O projeto apresenta ao público uma nova forma de conhecer o circo e aproxima os tocantinenses de uma das instituições que tem sido representativa na construção artística do Estado. “A arte circense e os demais projetos construídos pelo Centro Cultural Circo os Kaco têm sido de relevância para todo o Estado do Tocantins e impactado o acesso à arte e a cultura, com eventos representativos como o Festival do Circo e tantos outros.

Conheça a fotógrafa

Gabriela  Grammont é apaixonada por fotografia desde criança, quando ganhou sua primeira câmera, uma fujifilm e foi construindo sua trajetória como profissional das artes visuais em Palmas (TO). 

Na adolescência teve o seu primeiro contato com as artes cênicas nas aulas de teatro do Centro de Criatividade em Palmas e assim começou sua paixão por essa expressão cultural. 

Formada em publicidade na Fapal e cursa arquitetura e urbanismo na Unicatólica em 2018. Através de uma parceria duradoura com o Centro Cultural Circo Os Kaco e com o Festival de Circo de Taquaruçu, percebeu a sua paixão pela fotografia cênica. Fotografou espetáculos nos teatros de Palmas, como o espetáculo Tumbeiros da Cia de Dança Agulhas Cenas, sendo resultado de um curso de fotografia cênica ministrado pela Professora Flaviana Ox. 

Atuou e atua em diversas outras manifestações artísticas com seu projeto Grammont Fotografias na cidade de Palmas e região e, no ano de 2021, iniciou sua caminhada pelo audiovisual palmense.

Redação