Porto Nacional ganha rota gastronômica no Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Turismo do TO

Porto Nacional ganha rota gastronômica no Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Turismo do TO

Por Anne Karianny Moreira – Secom

Com o objetivo de identificar pratos que remetem a história da capital da cultura, o Sebrae Tocantins e a prefeitura municipal realizam a rota gastronômica de Porto Nacional. A finalidade do projeto é estimular e potencializar o desenvolvimento de pequenos negócios do ramo culinário, e ainda, atrair mais turistas para a região.

Sobre a iniciativa, a gerente do Sebrae, Milena Lima, disse: “O Turismo e a Gastronomia são inseparáveis, isso é fato, pois não têm como se pensar em turismo, sem a alimentação. A alimentação está em um dos itens principais de uma viagem. “O ato de se alimentar não é apenas biológico, mas também social e cultural.” Segundo o Ministério do Turismo, a gastronomia funciona como terceiro principal motivo de viagens”, frisou.

Milena ainda ressaltou que, com essa proposta, a Rota Gastronômica de Porto Nacional será lançada. Essa entrega faz parte do Projeto Desenvolvimento Sustentável do Turismo em parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Nacional, por meio das Secretaria da Cultura e Turismo e Sebrae. Estamos preparando 25 empreendimentos do setor gastronômico de Porto Nacional, que participam do Projeto. Receberam consultoria em Gastronomia, elaboração e apresentação dos pratos. A Rota Gastronômica de Porto Nacional, se torna mais um atrativo para o município, atraindo assim mais visitantes”, concluiu.

Fernando Windlin, secretário da Cultura e do Turismo de Porto Nacional, disse em entrevista que a cidade só tem a ganhar com a criação da rota do Turismo. “A gastronomia está diretamente ligada ao Turismo, de modo que a criação da rota gastronômica, algo que já se tornou tendência em todo o país, será muito favorável para a evolução dos negócios, favorecendo o turismo e assim, trazendo desenvolvimento para nossa cidade”, enfatizou.

Redação