Porto Nacional sedia etapa regional da 5ª Conferência de Promoção da Igualdade Racial

Porto Nacional sedia etapa regional da 5ª Conferência de Promoção da Igualdade Racial

Evento acontecerá nos dias 10 e 11 de abril, no Centro de Convenções Vicentão e terá como tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial.

A cidade de Porto Nacional será sede da etapa regional da 5ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, que acontecerá nos dias 10 e 11 de abril, no Centro de Convenções Vicentão, sob o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”.

A conferência se propõe como espaço de deliberação democrática, fortalecendo o controle social das políticas públicas e garantindo a escuta ativa da população negra, indígena, quilombola, cigana e dos povos de matriz africana.

O evento compõe a etapa preparatória para a V Conferência Nacional (CONAPIR), convocada pelo Governo Federal, por meio do Decreto Presidencial nº 12.192/2024. Essa é uma ação conjunta do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR), da Secretaria de Igualdade Racial do Tocantins (SEIR) e da Secretaria de Cidadania e Justiça (SECIJU), com o apoio da Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria da Mulher e Desenvolvimento Humano e Secretaria de Cultura e Turismo.

A iniciativa reafirma o compromisso com a construção de políticas inclusivas e igualitárias, dando voz às demandas históricas de segmentos étnico-raciais que buscam protagonismo nas decisões políticas e sociais do Estado.

A conferência é estratégica para a efetiva implementação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR) no Tocantins. É importante frisar que o estado possui 76% de população autodeclarada negra e 53 comunidades quilombolas certificadas, mas ainda enfrenta desafios críticos, como a regularização fundiária e a garantia de acesso a políticas públicas básicas.

PROGRAMAÇÃO

A programação está organizada em três eixos temáticos: Democracia, Justiça Racial e Reparação. Entre os temas abordados estão: representatividade política, racismo ambiental, saúde da população negra, enfrentamento à violência contra comunidades quilombolas, políticas públicas para a população LGBTQIAPN+ e combate ao racismo religioso.

O evento contará com palestras de nomes de referência como a professora Iêda Leal de Souza, personalidade nacional do Movimento Negro, o presidente do CEPIR, professor Dr. Sérgio Roberto, e outros conselheiros e especialistas.

As atividades incluem debates em grupo, deliberação de propostas que serão levadas à etapa nacional, escolha de delegados e encerramento oficial.

Redação