Pré-candidatura de mulheres trans no interior do Tocantins fala sobre representatividade na política

Pré-candidatura de mulheres trans no interior do Tocantins fala sobre representatividade na política

2020 é um ano de mudanças, e as eleições são um reflexo disso. Depois do aumento do conservadorismo e do vislumbre do quão importante é se sentir representado por quem elegemos a partir das suas pautas e planos de governo, os partidos tem trabalhado no apoio das causas que querem verdadeiramente representar.

Por conta desse trabalho, houve um crescimento expressivo nas pré-candidaturas de LGBTQI+, sendo que o PT tem um dos maiores números do país, com 511.

A Secretária Nacional LGBT do Partido dos Trabalhadores investiu nas pautas de enfrentamento da violência contra a população LGBTQI+, o respeito e a promoção da cidadania como temas principais das eleições de 2020 e para todas as suas campanhas.

Essa valorização é demonstrada nos números e, entre as 94 pré-candidaturas transgêneras do partido, nós temos duas mulheres do interior do Tocantins, prontas para garantir seu espaço representativo em seus municípios.

Juju é filha da ex-vereadora Helena do PT de Wanderlândia, e cresceu rodeada pelo meio político da sua cidade, aprendendo desde cedo a importância de dar assistência a população, “eu, criança, ainda não sabia o que significava política, mas eu já tinha noção do que era ajudar as pessoas.”

Desde cedo, Juju almejava se candidatar, mas após alguns acontecimentos em Wanderlândia, ela sentiu que era hora de ter uma pessoa que fosse capaz de representar o povo, “ eu cheguei a conclusão que essa pessoa podia ser eu, que minha vez tinha finalmente chegado.”

“Depois que ficaram sabendo da minha pré-candidatura a vereadora, até pessoas que eu não tenho muito contato tem me apoiado e isso tem se mostrado muito gratificante, aumentou ainda mais o meu desejo de ingressar na política e trabalhar por eles“, declarou a pré-candidata.

A pré-candidata a vereadora Andy, de Paraíso do Tocantins, se envolveu diversas vezes no movimento estudantil da universidade, e depois de formada sempre procurou ocupar o espaço político. “Ocupei lugares de fala como conferências, do plano de resíduos sólidos e participei ativamente da elaboração do Plano Diretor de Paraíso”, contou.

“Sempre que eu posso, eu acompanho os processos políticos do município. Estou sempre na Câmara Municipal e Prefeitura fiscalizando, reivindicando e ajudando a construir uma cidade mais democrática”, afirmou Andy. “Por ocupar todos os espaços que eu posso, não seria diferente nessa eleição“, completou.

Com o aumento dos simpatizantes a sua pré-candidatura, Andy está empolgada e pronta para defender e dar voz a quem precisa, “quero lutar contra o autoritarismo, defender a democracia, os Direitos Humanos e o meio-ambiente porque isso é urgente!”.

O PT tem um papel importante na vida de ambas, Andy e Juju, “sou filiada do partido desde 1999 e o PT é do povo, o PT é trabalho”, expressou Juju, e Andy reiterou, “tenho afinidades com o partido a muito tempo. O PT luta contra toda forma de preconceito, e isso é uma das minhas bandeiras”.

Juju é pré-candidata a vereadora em Wanderlândia.
Juju, ainda criança, em um dos comícios do PT em Araguaína.
Andy é pré-candidata a vereadora de Paraíso do Tocantins.

Redação