Prefeitura de Palmas passa a exigir comprovante de vacina para entrar nos prédios públicos
Por Maria do Carmo Ribeiro, estudante de Jornalismo
A Prefeitura Municipal de Palmas tornou obrigatório a apresentação do comprovante de vacina dos servidores da rede e de quem adentrar as repartições públicas do Município. A exigência é devido ao aumento significativo dos números de infectados da Covid-19, na Capital.
Conforme o Decreto nº 2.137, publicado no Diário Oficial, no último dia 13 de janeiro, para ter acesso às dependências dos prédios e das unidades do Poder Executivo Municipal a pessoa não vacinada deverá apresentar teste do RT/PCR ou teste antígeno negativo para Covid-19 realizados nas últimas 72 horas.
Os servidores públicos têm até a próxima quinta-feira (21) para apresentar o comprovante de vacina ao núcleo de recursos humanos do seu órgão ou entidade onde estão lotados, exceto, as pessoas excluídas do Programa Nacional de Vacinação contra a doença, porém, elas estão excluídas do Decreto Municipal, desde que apresentem atestado médico que deixe claro a contraindicação.
As pessoas nomeadas em caráter comissionado ou contratado temporariamente, mas não comprovar a vacinação ou não apresentar o teste negativo contra a Covid-19, serão exoneradas do cargo ou terá rescindido seu contrato de trabalho.
Para a técnica de enfermagem que trabalha na rede pública de saúde da Capital “não queremos passar pelo que passamos no ápice da pandemia aqui no Estado e em Palmas com todas as perdas de parentes, amigos, pessoas conhecidas, desconhecidas, mas que sofremos juntos com todas as famílias, então, essas pessoas que não se vacinam, ficam politizando a ciência, seguindo ideologias políticas, são ignorantes e atrapalham a vida da gente, isso é o maior problema” disse ela que não quer seu nome divulgado.
O Boletim Epidemiológico dessa terça-feira, 18, trouxe 379 novos casos confirmados de Covid-19, na Capital. Sendo 217 mulheres e 162 homens. Todas as pessoas infectadas foram encaminhadas ao isolamento domiciliar.
No Município de Palmas, 55 pessoas estão internadas por causas ligadas à Covid-19, dessas, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, 26 são de Palmas e 29 são de outras cidades. A taxa de ocupação em Palmas está em 46,6%. A taxa de ocupação dos leitos clínicos públicos e privados é de 30% e de leitos de UTIs é de 58,8%.
Pessoas sem vacinar no Tocantins
Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES) em todo Tocantins ainda tem 252.788 pessoas que não retornaram para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19.