Procon Tocantins autua BRK por falha nos canais de atendimento ao consumidor

Procon Tocantins autua BRK por falha nos canais de atendimento ao consumidor

De acordo com informações, após várias tentativas por meio do WhatsApp e ainda por e-mail, o consumidor ligou no telefone 0800 e o atendente informou que não seria possível resolver o problema e insistiu no atendimento via SAC

O Procon Tocantins autuou a concessionária de água BRK Ambiental após denúncia de má-prestação de serviço e falhas nos canais de atendimentos aos consumidores. A denúncia aconteceu nessa quarta-feira, 7. 

Segundo os relatos, desde o último dia 2 de julho, consumidores estão tentando entrar em contato com a BRK para tentar solucionar problemas e não conseguem atendimento por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). O Decreto nº 6.523/2018 determina que o SAC estará disponível, ininterruptamente, durante 24 horas por dia e sete dias por semana, ressalvado o disposto em normas específicas.

Ainda de acordo com as informações, após várias tentativas por meio do WhatsApp e ainda por e-mail, o consumidor ligou no telefone 0800 e o atendente informou que não era possível resolver o problema e insistiu no atendimento via SAC.

“É um absurdo uma pessoa ficar cinco dias tentando falar com a BRK e não conseguir. Estamos falando de um serviço essencial, isso é inadmissível. A Lei nº 8.078 de 1990 determina que os órgãos públicos, por si ou suas empresas, concessionárias, permissionárias ou sob qualquer outra forma de empreendimento, são obrigados a fornecer serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos”, explicou Walter Viana, superintendente do Procon Tocantins.

A BRK tem 10 dias para apresentar defesa e justificar o não funcionamento do SAC. É válido lembrar ainda o disposto na Portaria nº 155/ 2021, em seu art. 3º. “O atendimento ao consumidor deverá ocorrer, durante o período de suspensão, por canais alternativos que possibilitem a resolução de problemas sem a necessidade de exposição aos riscos de contaminação de operadores dos SACs, devendo ser priorizado o atendimento de urgência e de emergência”.

Fonte: Governo do Tocantins

Redação