Projeto Conectando Futuros celebra formatura de alunos no Rio de Janeiro, marcando transformação social por meio da educação e qualificação profissional

Projeto Conectando Futuros celebra formatura de alunos no Rio de Janeiro, marcando transformação social por meio da educação e qualificação profissional

O projeto Conectando Futuros, iniciativa da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO), celebrou a formatura de uma nova turma na Nave do Conhecimento, em Padre Miguel (RJ), nesta quinta-feira, 15. O evento simboliza a conclusão de uma etapa dedicada à qualificação profissional, inclusão social e ampliação de oportunidades para comunidades.

Coordenado nacionalmente pelo professor George França, o projeto é desenvolvido com recursos do Ministério do Trabalho e Emprego, por meio do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional (PMQ), e conta com a colaboração de governos estaduais, universidades federais e órgãos públicos municipais, estaduais e federais. Atualmente, o Conectando Futuros está presente em quatro estados brasileiros, fortalecendo a educação pública e a presença do Estado junto à população.

“Este momento representa muito mais do que o encerramento de um ciclo: representa pessoas, trajetórias, oportunidades e transformação real nos territórios”, destacou o professor George França. “Seguimos fortalecendo a educação pública, a qualificação profissional e a presença da universidade onde ela é essencial: junto do povo”.

A formatura foi marcada pela emoção dos formandos, que agora estão preparados para enfrentar novos desafios no mercado de trabalho. O projeto tem como missão conectar futuros por meio de políticas públicas voltadas à empregabilidade, inclusão social e desenvolvimento territorial.

Redação