Secretaria da Saúde promove campanha sobre Dia Nacional Contra o Fumo

Secretaria da Saúde promove campanha sobre Dia Nacional Contra o Fumo

Com o objetivo de reforçar as ações nacionais realizadas para sensibilização e conscientização sobre os danos causados pelo uso do tabaco, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência da Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer (GRPDTC) promove a segunda fase da campanha “Coronavírus: mais um motivo para você parar de fumar”, lançada inicialmente no Dia Mundial sem Tabaco 31 de maio. A intenção é incentivar os municípios a utilizar de recursos online para orientação da população sobre os riscos causados pelo tabagismo, associados ao vírus.

Devido à proximidade entre o Dia Mundial sem Tabaco e o Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto, a área técnica mantém um alinhamento temático, possibilitando que as informações sejam abordadas de forma mais profunda, visando a melhor compreensão dos temas pela população e a ampliação do alcance destas informações.

Tendo em vista que o país ainda enfrenta o cenário de pandemia as atividades relacionadas à campanha irão orientar os municípios sobre o não uso de produtos derivados do tabaco, sobre programas de apoio às pessoas que desejam parar de fumar e sobre o fato desses produtos atuarem como forma de agravamento dos sintomas desenvolvidos pela Covid-19.

A campanha do Dia Nacional de Combate ao Fumo de 2020, vem reforçando a situação da pandemia do novo Coronavírus, sensibilizando a população sobre mais um motivo para parar de fumar. Traz um alerta sobre o uso de produtos fumígenos como fator de risco para transmissão do vírus e para o desenvolvimento de formas mais graves da Covid-19, reforçando a importância do não fumar e de adotar comportamentos saudáveis” destacou a coordenadora estadual do Programa do Tabagismo, Andréa Alves.

Para a cabeleireira autônoma, Jéssica Alves, 27 anos,”A decisão de parar de fumar já era algo que eu tinha em mente há algum tempo, por conta da minha filha, convivência com meus familiares e até mesmo pela minha própria saúde, mas isso se intensificou muito com toda a questão da pandemia e todas as relações do grupo de risco. E por trabalhar no meu próprio negócio e ter contato direto com algumas pessoas, eu decidi parar de fumar e pude perceber com poucos meses muitas diferenças no meu organismo.Tive algumas recaídas, mas as motivações para continuar sem fumar são muito maiores“, pontuou.

Dados

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o tabaco mata mais de oito milhões de pessoas por ano. Mais de sete milhões dessas mortes resultam do uso direto deste produto, enquanto cerca de 1,2 milhão é o resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo. Vale destacar que o cigarro eletrônico, narguile, vaporizadores, dispositivos de fumar, assim como o cigarro aquecido são produzidos pela mesma indústria que faz sete milhões de vítimas de doenças tabaco-relacionadas por ano no mundo, sendo 156 mil só no Brasil.

Tratamento

 Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito por meio do Programa Nacional de Controle do Tabagismo para quem deseja parar de fumar. Para informações sobre local de atendimento, a população pode procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou diretamente a Secretaria de Saúde do município onde reside.

Fonte: Secom-TO

Foto: Reprodução Internet

Redação