Tocantins registra circulação de novas variantes da Covid-19
Amostras apontam a presença da BQ.1, BQ.1.1, BE.9 e da BA.5.1 em cinco cidades do estado
Por Bruno Lacerda / Governo do Tocantins
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa que o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (LACEN-TO) detectou na quarta-feira (30), 15 amostras positivas para novas variantes da Covid-19, em circulação no estado. Os exames foram analisados em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Rede Coronaômica.
“Em resumo, foram sequenciadas 15 amostras de cinco municípios (Aliança do Tocantins, Cristalândia, Gurupi, Palmas e Porto Nacional) e foram identificadas a circulação de quatro linhagens: sete amostras foram classificadas como BQ.1.1 (46,7%), seis como BQ.1 (40,0%), uma como BE.9 (6,7%) e uma como BA.5.1 (6,7%)”, afirmou a diretora do Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (LACEN-TO), Jucimária Dantas.
A descoberta tem grande impacto na epidemiologia do Tocantins e demais estados circunvizinhos e segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, da SES-TO, Perciliana Bezerra, “reforça-se a necessidade da testagem da população e da manutenção dos cuidados já especificados nas notas técnicas enviadas pela Secretaria, aos 139 municípios”, afirmou, acrescentando que “o LACEN continuará realizando a vigilância genômica com o intuito de acompanhar e realizar métricas evolutivas das novas variantes e subvariantes detectadas recentemente”.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, “a população precisa ficar atenta, se vacinar e tomar os cuidados de proteção individuais que já são preconizados, como higiene das mãos e uso de máscaras, nos locais indicados. Contudo, não há motivo para alarde, temos uma equipe técnica monitorando os dados de casos e internações, para que sejam tomadas medidas pontuais e oportunas, no sentido de garantir a saúde pública dos tocantinenses”, enfatizou.