Tocantins tem 1.606 novos postos de trabalho em julho, registra Caged

Tocantins tem 1.606 novos postos de trabalho em julho, registra Caged

Foto: Carlessandro Souza

Por Lara Cavalcante – Governo do Tocantins

O mês de julho de 2021 fechou com saldo positivo de 1.606 postos de trabalho no Tocantins, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quinta-feira, 26. O setor que mais se destacou na geração de empregos no referido mês foi o Comércio com 581 novos postos abertos.

O relatório do Caged referente ao mês de julho aponta a admissão de 7.666 trabalhadores formais no Tocantins e o desligamento de 6.060, o que resultou no saldo de 1.606 novos postos de emprego abertos no Estado.

Para o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), José Messias Araújo, a reação do mercado de trabalho no Estado frente à pandemia é o resultado de ações de investimento do Governo do Tocantins, como o Programa Tocando em Frente, aliado a incentivos fiscais e sobre tudo a força dos empresários tocantinenses. A respeito dos novos postos de trabalho o secretário conclama: “O Sine Tocantins oferece diariamente mais de 300 vagas de emprego nas mais diversas áreas, além dos cursos de capacitação online e gratuitos. Nosso objetivo é apoiar o trabalhador e garantir que eles aproveitem as oportunidades que estão surgindo”.

A vendedora Erica Antunes Veiga é um exemplo de trabalhadora que contou com o apoio do Sistema Nacional de Empregos (Sine) Tocantins para agilizar seu retorno ao mercado de trabalho. Dois dias após ser demitida Erika procurou a equipe do Sistema é se candidatou para vagas de vendedora ou técnica em segurança do trabalho. A recém contratada conta sua experiência: “Me surpreendi com a oportunidade fiz uma entrevista para a vaga de vendas e me disseram que precisariam de mim como supervisora, pois montariam uma equipe com mais sete pessoas, inclusive essas indicações foram todas do Sine”. Afirma, ela.

Com os dados de julho, o Tocantins já registra 14 meses consecutivos de saldo positivo na geração de postos de trabalho formais. A gerente do Observatório do Trabalho do Sine, Willany Bezerra, pontua que ao criar um gráfico de tendência linear pode-se observar: “Se colocarmos os dados dos últimos 14 meses em um gráfico vamos perceber um crescimento contínuo o que reflete uma consolidada reação do mercado de trabalho no Tocantins”. Declara a gerente.

Setores da economia que mais empregaram em julho de 2021

Em julho de 2021 de acordo com o Caged o setor de Comércio, Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas teve saldo positivo de 581 novos postos de trabalho, seguido do setor de Informação, comunicação e atividade financeira, imobiliária, profissionais e administrativas com saldo positivo de 391 postos. Quem também teve saldo positivo foi a Indústrias Geral com 219 novos postos e a Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Agricultura que ficou em 4º lugar no Estado com saldo de 173 postos abertos.

Contratações formais nas maiores cidades do Tocantins

Em Palmas, o Caged registrou o saldo positivo de 933 novos postos empregos, em Araguaína foram 406 novos postos de trabalho e Porto Nacional teve saldo positivo de 154 novas contratações formais.

Comentários do Facebook

Redação