Tradicional Festa dos Velhos de Cristalândia leva mais de oito mil para Praça do Setor Andrelina
Foto Gildo Barbosa
Cerca de 8 mil pessoas prestigiaram a tradicional Festa dos Velhos de Cristalândia no sábado, 20. A 42ª edição do evento foi marcada pela animação na Praça pública do setor Andrelina (local histórico da realização do evento). Com o suporte do efetivo da Polícia Militar do Tocantins, não houve registros de ocorrências graves durante o evento.
“Tenho orgulho desta cultura, desta festa e deste povo. Tudo correu bem, graças ao empenho de nossa equipe, do suporte dos nossos parceiros e principalmente graças a simpatia do povo cristalandense”, declarou o prefeito Big Jow.
O público foi realmente um destaque da festa, seja aproveitando o forró no salão, acompanhando à distância, ou sentados ouvindo o som da sanfona junto com a família.
Os shows ficaram por conta de Camarão do Acordeon; Antista do Acordeon; Danilo Sanfoneiro; Juquinha; Gonzaga; Marcilon; Augustinho; Trio Forró Pesado; Marciano, Chiquinho Chokolate, entre outros artistas que se revezaram no palco até o dia raiar. A abertura teve como atração o Senhor Rosinha, sanfoneiro que participou da primeira edição da festa ainda nos anos 80.
História
A festa tem uma história que representa o gosto da comunidade local por lazer e integração. Conforme lembram alguns dos participantes das primeiras edições, a festa no setor Andrelina surgiu da mobilização de artistas locais e membros da comunidade que, excluídos da festa de gala que tinha o mesmo nome e era realizada em salões de eventos na cidade, se reuniram na praça, ao ar livre, e tocavam e dançavam o tradicional forró até amanhecer o dia. Aos poucos, os próprios frequentadores da primeira festa aderiram a manifestação popular, e todos se reuniram na atual Festa dos Velhos.