Vacinação dos grupos da primeira etapa contra Influenza é retomada nesta sexta-feira, em Palmas

Vacinação dos grupos da primeira etapa contra Influenza é retomada nesta sexta-feira, em Palmas

A primeira etapa de vacinação contra Influenza continua nesta sexta-feira, 23, uma vez que a ação havia sido suspensa no feriado na quarta, 21. As unidades funcionam regularmente em dias úteis e na quinta, já haviam retornado com a vacinação. O grupo contemplado são as crianças com seis meses e menores de seis anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. A vacinação ocorre em todas as salas de vacinas das Unidades de Saúde da Família (USFs), das 8 às 17 horas, exceto nas unidades sentinelas

A enfermeira da Central de Vacinas (Cemuv) Juliana Araújo explica que o vírus da Influenza tem sintomas similares aos sintomas de uma infecção pela Covid-19 e a cocirculação dos vírus pode agravar o cenário atual epidemiológico. “Como também é um vírus respiratório, a Influenza pode aumentar internações ou agravar casos de pacientes”.

Segundo a enfermeira, a previsão é que mais de 30 mil pessoas sejam vacinadas nesta primeira etapa, até o momento por volta de oito mil pessoas do grupo foram imunizadas. Juliana reforça que é de extrema importância que os usuários procurem sua unidade de saúde de referência para atualizar seu cartão de vacina.

Etapas

Primeira etapa:

14 de abril a 10 de maio – crianças com seis meses e menores de seis anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.

Segunda etapa:

11 de maio a 8 de junho –  idosos com 60 anos ou mais e professores das escolas públicas e privadas.

Terceira etapa:

9 de junho a 9 de julho: pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (comorbidades); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Foto: Divulgação

Redação