Vacinação em Aparecida de Goiânia é retomada e idosos acima de 61 anos podem se vacinar neste sábado

Vacinação em Aparecida de Goiânia é retomada e idosos acima de 61 anos podem se vacinar neste sábado

Foto: Claudivino Antunes

Por Rodrigo Augusto

Iniciada na tarde desta sexta-feira, 16, a vacinação contra a Covid-19 em idosos com mais de 61 anos segue neste sábado, 17, nos dois drive-thrus de Aparecida de Goiânia exclusivos para aplicação da primeira dose. A faixa etária foi ampliada após a cidade receber uma nova remessa de vacinas do Ministério da Saúde. No total, o 9 mil doses do imunizante Astrazeneca/Fiocruz foram enviados ao município. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu ainda 8,8 mil doses para aplicação do reforço da vacina.

O horário de atendimento dos idosos nos drives da Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela, no Residencial Solar Central Park, e do Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança será das 8h às 17h. Para receber o imunizante, o idoso deve apresentar um documento oficial com foto, comprovante de endereço de Aparecida e Cartão SUS ou CPF.

O professor aposentando Gilmar Mendes Moreira, 61 anos, não perdeu tempo e foi um dos primeiros a ser imunizado nesta tarde. “Agora, a sensação é de alívio. Com essa pandemia que está tendo nesse País, no país não, no mundo, vacinar é a melhor coisa”, frisou o idoso que mora há trinta anos na Vila Alzira.

Logo que soube da notícia da vacinação para sua faixa etária, o motorista de caminhão Júlio Pereira, 61 anos, pegou sua motocicleta e foi ao drive-thru da Cidade Administrativa. “Graças a Deus estou mais aliviado. Vou ficar melhor quando tomar a segunda dose, mais tranquilo. Eu trabalho com transporte e toda hora tem gente [para atender] e graças a Deus eu não peguei [Covid-19]”, disse com a voz embargada e lágrimas nos olhos.

Quem optar por receber a vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim precisa agendar a imunização pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. O link para acesso à ferramenta está disponível no site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br). As vagas serão ofertadas na plataforma ainda nesta sexta-feira. Feito isso, no dia e horário marcado para a vacinação, o idoso precisa levar documento de identidade, CPF ou cartão SUS e o cartão de vacinação.

Do total de doses recebidas para primeira aplicação, 30% serão destinadas para os profissionais de saúde e 5% para imunização das forças de segurança. Nesses casos, a aplicação ocorrerá in loco, nos locais de trabalho dos profissionais e não nos postos de vacinação fixos.

“Já aplicamos mais de 60 mil doses em nossos grupos prioritários nestes 3 meses de campanha. Nesta sexta-feira, 16, devemos imunizar 1,5 mil pessoas nos dois drives. E aguardamos os idosos no sábado para tomarem a primeira dose da vacina contra a Covid-19, que é hoje a melhor prevenção contra a doença, juntamente com as medidas sanitárias. Nossa estrutura está preparada para atender a população enquanto tivermos doses disponíveis. Aparecida está pronta e determinada a imunizar o máximo possível de pessoas”, destaca a coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro.

Segunda dose

Aparecida recebeu ainda 8,8 mil doses para a segunda aplicação do imunizante AstraZeneca/Fiocruz. A vacinação com a Dose 2, que completa o ciclo de proteção contra Covid, está disponível no drive-thru do Aparecida Shopping, de segunda à sexta-feira, das 8 às 19 horas, e nas UBS´s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. Em ambos os casos, sem necessidade de agendamento. Para receber a vacina, é necessário levar documento de identidade, CPF e cartão de Vacinação.

Comentários do Facebook

Redação