Vereador propõe inclusão da Libras como disciplina curricular nas escolas municipais de Palmas

Vereador propõe inclusão da Libras como disciplina curricular nas escolas municipais de Palmas

O presidente da Câmara Municipal de Palmas (CMP), vereador Folha (PSDB), apresentou esta semana o Projeto de Lei n° 146/2023, que autoriza o Poder Executivo a incluir o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no ensino fundamental, como disciplina curricular para crianças surdas e ouvintes, matriculadas na rede municipal de ensino de Palmas.

Para o vereador, o ensino da Libras na rede regular de ensino vai garantir um sistema educacional mais inclusivo. “Precisamos de salas de aula com recursos multifuncionais e que tenham profissionais capacitados para ensinar as crianças surdas a se comunicarem com todos, dando a elas mais dignidade e oportunidades”, ressaltou Folha.

O projeto prevê que a Secretaria Municipal de Educação (Semed), adote as medidas necessárias para a inclusão da língua de sinais no currículo escolar das escolas do Município. Além disso, a Semed também deverá realizar estudos junto aos profissionais da área para a composição da matriz curricular da educação infantil, com os conteúdos a serem trabalhados a cada ano.

Texto: Edilene Chaves; Foto: Chico Sisto

Redação