Zé Roberto diz que concessão dos parques é agressão ao povo e conclama para luta
Foi recusado o parecer contrário ao Projeto de Lei (PL) nº 05, de 8 de junho de 2021, que autoriza a concessão em parcerias público-privadas dos Parques Estaduais do Jalapão, Cantão, Lajeado e do Monumento Natural das Árvores Fossilizadas. Durante a reunião das Comissões Conjuntas nesta terça-feira, 24, os parlamentares recusaram o parecer do deputado estadual Zé Roberto Lula (PT), que defende a discussão ampla com a sociedade jalapoeira e de todo estado, para saber se concordam ou não com a propositura do Governo do Estado.
“Toda vez que vejo os argumentos de quem defende o PL eu me convenço que não está legal. Esse Projeto de Lei autoriza a concessão, diz a lei federal que tem que ter audiência pública, esse modelo que está sendo proposto exclui os pequenos empresários, aqueles que estão dia a dia construindo o Jalapão, por exemplo”, argumentou o deputado.
Para Zé Roberto o que o governo pode fazer para ajudar é uma parceria público-privada com as pessoas que vivem no Tocantins, que vivem do turismo dos parques. “Não tem que chamar os de fora, tem que capacitar, incentivar e dar a infraestrutura necessária para que as pessoas avancem e não transformar em um negócio que vai massacrar os pequenos”, disse.
“As pessoas de lá não querem grandes empresas, eles querem avançar nos seus negócios, eles não pediram para o governo arrumar investimento pra lá, o que pedem é estrada decente, é infraestrutura e o que o estado devia estar fazendo era proteger a população tradicional e investir no desenvolvimento local”, destacou o deputado ao afirmar que “essa votação é uma agressão espúria à população e vou dizer lutem lutem contra isso e eu estarei ao lado de vocês”.