Zé Roberto Lula cobra TRE sobre ação dos bancos com as contas eleitorais

Zé Roberto Lula cobra TRE sobre ação dos bancos com as contas eleitorais

O deputado estadual Zé Roberto Lula em seu pronunciamento na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) de hoje (27), criticou a falta de atuação do TRE Tocantins em relação às dificuldades de abertura de contas por parte dos candidatos. O parlamentar pontuou que as empresas se recusam a abrir as contas que são essenciais para a prestação de contas.

“Ainda hoje o TRE não tomou as medidas que precisava ter tomado antes do período eleitoral em relação aos bancos, temos candidatos até hoje que não conseguiram nem abrir a conta e nós já estamos encerrando a eleição, as agências negam abrir as contas e não é o candidato, nem partido que tem que ficar entrando dentro da agência, brigando com funcionário do banco, isso é obrigação do TRE”, Afirmou o deputado.

Zé Roberto aproveitou o momento para relatar casos onde o candidato teve que vir a Palmas e mesmo assim tiveram problemas com a abertura das contas, e ainda deixou claro como isso pode ser prejudicial para as candidaturas: “isso é um prejuízo e um perigo para as pessoas, daqui a pouco companheiras e companheiros, não só do meu partido, mas dos outros partidos, vão ter a candidatura impugnada, vão ter dificuldades na prestação de contas, como que vai prestar conta se não consegue nem abrir a conta?”, questionou indignado com a situação.

O parlamentar afirmou que está preparando um documento que será enviado ao presidente do TRE Tocantins, cobrando um posicionamento claro e atitudes tomadas em relação a dificuldade apresentada. “O TRE tem que chamar os responsáveis por esses bancos e tomar medidas, não tem como continuar com uma situação dessa, a gente precisa que o TRE aja do jeito certo, isso é papel dele, não do partido, nem do candidato”.

Fake News

Além das contas bancárias, o deputado também fez críticas sobre a disseminação de fake news que continua forte no Tocantins, principalmente nesse período eleitoral: “ Infelizmente aquilo que o talvez TRE deveria estar mais focado, que é combater essas fake news, parece que não conseguiu, pois nessa eleição tá rolando frouxo as mentiras, as calúnias e as difamações”, relata.

“Essa estrutura é montada a partir do governo dos estados unidos e do governo de israel, a serviço da extrema direita no mundo inteiro, inclusive aqui no brasil, que usa parte das igrejas evangélicas e parte das estruturas militares, os seus eternos grupos, para espalhasr essas mentiras e a gente precisa que a justiça caminhe sobre isso”, expõe Zé roberto preocupado com a situação das eleições no estado.

Vacinas

Aproveitando a fala sobre fake news o parlamentar fez mais uma crítica ao governo Bolsonaro e suas falas sobre vacinas: “Agora esse irresponsável e energúmeno do Bolsonaro está falando das vacinas, vacina não é um ato particular, se alguém for contaminado com qualquer doença, ela transmite para outras pessoas, se alguém daqui com qualquer doença não tomar vacina e infectar os outros, isso não é uma questão social?” questiona em tribuna.

“Nós vivemos em sociedade e todos são obrigados a proteger os outros, o direito coletivo é maior que o direito individual, assim diz nossa constituição, e o direito coletivo exige que todos tem que tomar vacina e assim tem que ser feito, não é uma causa de direito individual, é um direito coletivo”, afirma o deputado.

América Latina

Como parte do seu pronunciamento, Zé roberto comentou sobre os últimos acontecimentos na América Latina, comemorando a vitória do Movimento ao Socialismo (MAS) sobre a opisição na Bolívia: “os facista achavam que iam ganhar a eleição, e teve eleição lá e o Mas, que é o movimento ao socialismo, do ex presidente Evo Morales, ganhou fortemente, em todas as posições eleitorais”, conta.

Sobre a nova constituição do Chile, o deputado diz que o país “finalmente pode caminhar para frente”, afirmando ao chamar Pinochet de genocida, que o Chile agora pode “sair da situação amarrada que foi feita pela ditadura”.

“Essas são situações que tem acontecido na américa latina são causadas pela política imperialista dos estados unidos, que fomenta e financia todos os golpes inclusive o que foi dado na presidente Dilma”, concluiu sobre o assunto.

Aniversário do Lula

O deputado estadual aproveitou para deixar registrado seus parabéns pelo aniversário de 75 anos do ex-presidente Lula: “Queria dar os parabéns ao presidente lula, que passou e ainda passa por momentos difíceis, e se assim tiver disposição, em 2022, se candidatar e ser votado presidente deste país”.

Fonte: AL-TO

Redação