Zé Roberto Lula requer criação de cargos de Professores do Campo

Zé Roberto Lula requer criação de cargos de Professores do Campo

Foto:Dicom / Aleto

Mais professores no Campo é a proposta do deputado estadual Zé Roberto Lula (PT), que apresentou requerimento esta semana na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) para envio de expediente ao Governo do Estado no sentido de criar, na estrutura efetiva de servidores, os cargos de Professores do Campo com formações em Artes, Literatura, Letras, Matemática, Ciências da Natureza, Agrárias, Humanas e Sociais.

“A defesa dos povos tradicionais, da população camponesa, é o nosso objetivo ao apresentar este requerimento. As escolas do campo precisam ser protegidas e esta política continuar, pois é neste espaço que o aluno vai ter qualidade de ensino, perto de sua casa, e assim, evitar o grande transtorno de deslocamento até a cidade”, argumentou o deputado.

Outra preocupação de Zé Roberto Lula é que o currículo seja voltado para a realidade do campo e não da cidade. O deputado lembra que nos governos do Partido dos Trabalhadores houve uma efetiva contribuição para a melhoria da situação educacional do campo. “Tivemos mais cursos técnicos e superiores do Pronera [Programa Nacional de Educação para Reforma Agrária], formação de educadores no campo para atuarem na primeira fase do ensino fundamental e mais de 42 cursos de Licenciatura para educação no campo, foram criados, e hoje temos profissionais que podem assumir essas vagas para garantir a sustentação das nossas escolas no Campo”, justificou Zé Roberto.

Para o deputado “é muito importante para o Estado do Tocantins, marcado por sua tradição rural e suas comunidades tradicionais e camponesas, criar os cargos de Professores do Campo, inclusive para cumprir a LDB [Lei de Diretrizes e Bases da Educação] e a Constituição Federal”.

Redação