Palmas inicia 2ª etapa de vacinação contra Influenza nesta terça, 11

Palmas inicia 2ª etapa de vacinação contra Influenza nesta terça, 11

Um novo público composto por pessoas com 60 anos ou mais, bem como professores das escolas públicas e privadas, começará a ser imunizado contra a gripe em Palmas. A segunda etapa da 23ª Campanha Nacional contra a Influenza começa na terça-feira, dia 11, e segue até 08 de junho. A imunização do público da primeira fase, composto por gestantes, puérperas, crianças a partir dos seis meses e com menos de seis anos e trabalhadores da saúde de redes públicas e privadas, também continua.

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) reforça que deve ser respeitado um intervalo de 14 dias entre a aplicação da vacina contra a Influenza e a da Covid-19.

A meta da Semus é imunizar 55 mil pessoas contra a Influenza na cidade durante a campanha. Até a última semana, já haviam sido administradas quase 14 mil doses, sendo 8.633 crianças, 1.584 gestantes, 185 puérperas e 3.396 trabalhadores da saúde.

Na capital, a vacina estará disponível nas salas de vacinas das Unidades de Saúde da Família (USFs), exceto nas unidades sentinelas, das 8 às 17 horas.

“É muito importante a imunização desses grupos prioritários contra a Influenza, pois são pessoas que podem desenvolver mais complicações. Além disso, na situação epidemiológica que nós estamos vivendo com a Covid-19, vale destacar que a Influenza também é decorrente de vírus respiratório, apresentando sintomas muito parecidos com a Covid, por isso a importância de se evitar a circulação desses dois agentes simultaneamente, para que não haja um grande número de internações”, salienta a enfermeira da Central Municipal de Vacinas (Cemuv), Juliana Araújo.

Para se vacinar é preciso apresentar documentos pessoais (RG ou CNH), Cartão SUS e o Cartão de Vacina. Conforme o Plano Nacional de Imunizações (PNI), a terceira etapa será de 9 de junho a 9 de julho para pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (comorbidades); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Redação