Clube de Leitura do Sesc irá debater o livro “Caixa Preta” em novembro
No mês de novembro o Clube de Leitura do Sesc escolheu para debater o livro “Caixa Preta”, de Ivan Sant’Anna. O encontro será realizado mais uma vez de forma on-line e a participação é gratuita. O Clube de Leitura acontece às 19h no dia 26 de novembro pela plataforma Google Meet. Ação realizada pelo Sesc Tocantins, por meio da Biblioteca e da Promotoria Cultural em Literatura do Centro de Atividades da 502 Norte, tem como objetivo promover o livro e incentivar a leitura. Informações pelo telefone (63) 3212-9940 ou pelo email [email protected].
Caixa Preta – resumo
O livro reconstitui três desastres que entraram para a história da aviação brasileira – O Boeing 707, que decolou do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, para um vôo de 14 horas rumo a Orly, na França (1973); Ponte aérea Brasília-Belo Horizonte-Rio pilotado por Murilo de Lima e Silva, que naquele dia comandava o VP-375. até que um dos passageiros, armado, ordena que o avião seja espatifado no Palácio do Planalto (1988); o desastre do avião que ficou perdido em algum ponto entre Marabá e Belém, num voo cego comandado por Cezar Augusto Garcez (1989). Partindo de um amplo trabalho de pesquisa e uma série de entrevistas, faxes, e-mails, telefonemas, cartas, documentos e laudos, o autor reuniu informações inéditas sobre os episódios e traçou, com mestria de ficcionista, os instantes que antecederam os voos, acompanhando os principais personagens, retratando os momentos de pânico em que cada um viu a própria vida em risco.
Sobre o autor
Ivan Sant’Anna nasceu no Rio de Janeiro, em 1940. Passou parte da infância em Catalão, na casa dos avós paternos. Formado em mercado de capitais pela Universidade de Nova York, trabalhou por quase quarenta anos no mercado financeiro. Em 1995, tornou-se escritor, ensaísta e roteirista – um de seus trabalhos foi a série Carga pesada, da Rede Globo. É autor de Rapina, Os mercadores da noite e Plano de ataque, entre outros. Com informações do site:
Vale lembrar que o encontro virtual acontece sempre às últimas quintas-feiras de cada mês.