Covid-19: 359 novos casos e 3 óbitos em decorrência da doença marcam final de semana na Capital
Mais um final de semana com recordes de casos e mortes provocados pela covid-19, em Palmas. Neste sábado, 1º, e domingo, 2, a Capital confirmou 359 novos diagnósticos positivos da doença e 3 óbitos, contabilizando 43 mortes em decorrência do vírus.
No sábado, 1º, a edição nº 135 do Boletim Epidemiológico de Palmas registrou 143 casos novos da doença e 1 morte de um homem de 50 anos de idade, diabético e hipertenso. Ele estava hospitalizado em um leito da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral de Palmas (HGP).
A taxa de ocupação hospitalar era de 65,2%. Já a taxa de ocupação de leitos clínicos públicos e privados atingiu 46,9% e a ocupação de leitos de UTI públicos e privados é de 83,1%. A taxa de letalidade é de 0,7%.
Já na edição nº 136 do Boletim Epidemiológico da cidade, somente neste domingo, 2, a Capital registrou mais 216 novos casos e duas mortes, somando 5.710 casos acumulados e 43 óbitos em decorrência da Covid-19. A letalidade da capital tocantinense é 0,8%.
Conforme o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE – Palmas Covid-19), uma das mortes deste domingo se trata de um paciente do sexo masculino, 46 anos de idade. Já o outro óbito foi também um homem com 60 anos de idade, hipertenso, obeso e estava hospitalizado em leito de UTI de hospital público da Capital. Ambos estavam hospitalizados em leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral de Palmas (HGP).
Desde o início da pandemia até hoje, 3.375 pessoas já se recuperaram da Covid-19 na Capital. Neste domingo, 79 pacientes se recuperaram da doença.
Após investigação epidemiológica foi constatado que três pacientes não residiam em Palmas-TO, sendo dois moradores de Gurupi e um de Centenário. Os pacientes foram encaminhados para Secretaria Estadual da Saúde (SES) para que sejam monitorados por seus municípios de origem.
Internações
A taxa de ocupação hospitalar na Capital é de 70,1%. Já a taxa de ocupação de leitos de UTI públicos e privados alcançou os 87,2% e a ocupação de leitos clínicos públicos e privados em Palmas é de 51,9%. Quantos aos pacientes internados, 59 são residentes de Palmas e 58 moradores de outros municípios. Dos casos deste domingo, 02, 215 pessoas estão em isolamento domiciliar e uma internada.
Testes
Em Palmas, 960 pessoas foram testadas neste sábado, 01, e hoje, em exames para diagnóstico e rastreio do novo coronavírus. Testes para rastreio são realizados em trabalhadores da saúde, segurança pública e nas unidades prisionais para descobrir novos casos e apontar a quantidade de moradores que já tiveram contato com o vírus.
O Laboratório Municipal de Palmas realizou 523 testes para rastreio, sendo que 15 testaram positivos para o novo coronavírus. Já o Laboratório Central do Estado (Lacen) testou 137 pacientes e 67 tiveram confirmação para o vírus. O Laboratório Municipal processou 15 testes e todos tiveram diagnóstico positivo. A rede privada e as farmácias realizaram testes em 155 pessoas e 134 tiveram resultados confirmados para a doença.
Forma de Contágio
Sobre as possibilidades de contágio do total acumulado, o Boletim Epidemiológico mostra que 2.815 (49,3%) contaminaram-se por transmissão comunitária, 2.226 (39,0%) tiveram contato com casos confirmados em Palmas, 363 (6,4%) estão em investigação epidemiológica, 158 (2,8%) contraíram o vírus após viagens para o interior do Tocantins, 141 (2,5%) foram infectados após viagem ou contato com casos de outros estados e sete (0,1%) estiveram em viagem ao exterior.