Feira da Agricultura Familiar de Arraias ocorre nesta segunda-feira, 1º

Feira da Agricultura Familiar de Arraias ocorre nesta segunda-feira, 1º

Por Edvânia Peregrini / Governo do Tocantins

Acontece nesta segunda-feira, 1º de Agosto, o 12º Encontro da Feira da Agricultura Familiar de Arraias. A feira está inserida na programação do aniversário da Cidade, que comemora seus 282 anos. O evento ocorrerá na Praça Matriz, município localizado a 413 km de Palmas, reunindo em torno de 130 expositores de Arraias e outros 14 municípios da região.

Com grandes expectativas, o presidente do Ruraltins, Washington Ayres, explica que o esse encontro de agricultores visa promover a integração, bem como apoiar esses pequenos produtores na divulgação e comercialização da sua produção. “É também uma forma de incentivar a organização social desse segmento na região”, completou.

Na feira, o visitante vai ter acesso aos produtos agrícolas e seus derivados, exposição de artesanato, comidas típicas e apresentações culturais. Os expositores são dos municípios de Arraias, Paranã, Monte Alegre, Campos Belos, Lavandeira, Combinado, Novo Alegre, Conceição, Almas, Porto Alegre, Dianópolis, Ponte Alta do Bom Jesus, Taguatinga e Aurora.

Além da feira, técnicos do Ruraltins já iniciaram cursos práticos e teóricos sobre Olericultura e Cultivo Protegido voltado para o produtor rural. O curso orienta desde a instalação da estrutura à produção de hortaliças.

Já durante a feira, o Ruraltins e a Agência de Fomento vão formalizar quatro contratos de crédito na ordem de R $10 mil cada para os pequenos agricultores investirem e custear suas atividades agrícolas. Os projetos aprovados contemplam a instalação de irrigação para plantio de banana; aquisição de material e instalação de cobertura para cultivo de hortaliças, e aquisição de matrizes para criação de bovinos.

A comemoração de aniversário prevê uma série de atividades, e pensando em receber bem o visitante, e principalmente garantir renda extra, os moradores receberam, nesta semana, da Agência de Turismo do Tocantins, o curso Cama Café. Com isso, tornam-se aptos a hospedar os visitantes durante a festividade em suas residências.

Comentários do Facebook

Redação