Inclusão sociopolítica dos povos indígenas no Tocantins foi a pauta foco em podcast do TRE desta semana

Inclusão sociopolítica dos povos indígenas no Tocantins foi a pauta foco em podcast do TRE desta semana

Esta semana, o podcast ‘TRE Responde’ do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins destinou seu conteúdo aos eleitores indígenas do estado, o episódio publicado nesta quarta-feira, 23, teve como foco o Programa de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas e contou com a participação do juiz eleitoral e coordenador do projeto, Dr. Wellington Magalhães.

No início da discussão o idealizador do projeto Dr. Wellington Magalhães revelou o principal motivo do surgimento do programa “Esse processo de inclusão surgiu principalmente, mas não só, dessa preocupação em fortalecer a participação do indígena no processo político local para que assim eles possam ser melhor lembrados e até participar das decisões políticas do seu município, da sua comunidade e da sua aldeia”.

A idealização do projeto teve início em 2017, mas foi em 2018 após oficina que reuniu lideranças indígenas de todo o estado, na cidade de Palmas que o programa teve o pontapé oficial, neste encontro foi elaborado o cronograma de visita às diversas aldeias do estado. Em 2019 o projeto se tornou uma ação permanente do tribunal, junto a outros dois programas, sendo eles: Mais Mulher Mais Democracia e Agentes da Democracia, publicados na Resolução n° 444.

A Importância da Inclusão

“As populações indígenas que geralmente moram em aldeias distantes e afastadas do centro das cidades sofrem muito com a ausência dos principais serviços públicos e são até certa medida esquecidas, não recebem a atenção devida dos dirigentes locais e não costumam ser alvo de políticas públicas, por isso a importância de fortalecer a participação do indígena no processo decisório político” destacou Dr. Wellington Magalhães

Pandemia

De acordo com o coordenador, a chegada do vírus interferiu no cronograma do projeto “Estávamos com diversas atividades programadas para o mês de março inclusive outra oficina aqui na sede do TRE, mas com o aumento nos números de casos de covid-19 e para proteger a todos nós entendemos por cancelar os eventos presenciais e as visitas às aldeias indígenas” declarou. 

Entretanto, mesmo com pandemia os trabalhos não pararam, afirmou o juiz “Nós começamos a realizar atividades online já que não temos nenhuma intenção de deixar esse projeto simplesmente parado, recentemente nós lançamos uma série de 8 vídeos com mensagens e orientação para os eleitores, 4 desses vídeos foram gravados por indígenas na língua deles e legendado em português”.

Cartilhas bilíngues criadas em 2018 foram editadas e vão ser utilizadas para as eleições deste ano com o propósito de orientar os eleitores indígenas trazendo informações referentes ao período eleitoral. As cartilhas foram editadas em português e nas quatro línguas nativas presentes nas aldeias do estado.

Grande parte do material está na internet, o podcast, vídeos e as lives estão disponíveis no canal do YouTube: youtube.com/justiçaeleitoralto e as cartilhas bilíngues podem ser encontradas no site: www.tre-to.jus.br